Com as candidaturas já determinadas, veja as chances de eleitos por partidos em Penedo
Esses cálculos envolvem projeções matemáticas o que cria possibilidades de alterações nos resultados, mas de forma diminuta ou desprezível se contextualizada. Ressalto que os nomes citados não necessariamente serão reeleitos.
As quatro frentes parlamentares do grupo político ligado ao prefeito de Penedo/AL, Ronaldo Lopes, e as três da oposição, comandada pelo ex-prefeito Március Beltrão, apresentam as seguintes chances de eleição por partido:
- PSB: com Messias da Filó, Junior do Tó, Marcelinho e Dr. Epson, o partido deve conquistar duas vagas diretas, garantidas pelo quociente eleitoral, além de esperar pela 1ª ou 2ª sobra, totalizando três cadeiras para 2025.
- MDB: com Raquel Tavares, Irmão João e Bili Marques, o partido elege dois membros diretamente e espera pela 3ª sobra, que poderá ser confirmada ao final da apuração.
- Federação: com Derivan Thomaz, Rodrigo Regueira e Denys Reis, o partido, com base no quociente eleitoral, deve eleger dois candidatos diretamente, além de conseguir a 3ª sobra, completando três vagas para seus filiados.
- Solidariedade (SD): o partido deverá eleger dois candidatos diretamente e tentará garantir a terceira cadeira na última das sobras, disputando essa vaga diretamente com o União Brasil.
- PDT: elege um vereador diretamente e, devido à distância eleitoral de votos em relação aos demais partidos, não participa da disputa por sobras.
- União Brasil (UB): deve eleger um candidato pelo quociente eleitoral e lutará pela última sobra, concorrendo com o Solidariedade ou MDB.
Esse é o quadro descritivo das eleições de 2024, podendo haver pequenas mudanças após a apuração dos votos. Vale lembrar que o partido com a maior quantidade de votos de legenda deverá ser o MDB.
por Raul Rodrigues – correiodopovodepenedo