Ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 cai 74% em um mês em Alagoas

Infectologista diz que cenário é resultante do avanço da vacinação e que maioria das pessoas internadas não completou imunização

A ocupação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 e influenza caiu 74% em relação ao registrado no mês passado em Alagoas. Em fevereiro, 342 das 524 vagas então abertas estavam ocupadas, caindo ontem para 89 das 511 vagas agora existentes.

O boletim de ocupação emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostra que o mês de março começou com uma queda importante de ocupação de leitos nos hospitais de Alagoas: 23% das 167 vagas reservadas para pacientes na UTI (38 ocupados no momento) e 21% dos 181 leitos com respiradores (38 ocupados).

Em Maceió a ocupação da UTI chega a 30% e no interior, a 13%. Já em relação aos leitos com respiradores, capital e cidades das demais regiões registraram – respectivamente – 28% e 12%. No geral, o percentual de ocupação é de 17%. Por unidade que atende pacientes com Covid, apenas duas registraram 50% ou mais de ocupação: UTI Adulto do Hospital Regional do Alto Sertão (60%); UTI Adulto do Hospital Hélvio Auto (67%) e Unidade Intermediária da UPA de Penedo, com 100%.

A médica infectologista Raquel Guimarães reconhece a queda da taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 em Alagoas, nas últimas semanas, e diz que maioria dos internados não concluiu o esquema vacinal, situação agravada também pelas comorbidades. Ela afirma, ainda, que o diagnóstico tardio da doença pode comprometer o quadro do paciente.

“A questão das comorbidades é determinante para a Covid, mas hoje o que percebemos é que parece que não tem mais como a doença se expandir e isso se deve ao avanço da vacinação. É preciso vacinar mais, porque em Alagoas, por exemplo, há municípios que estão melhores e outros não na imunização contra a Covid. Enquanto não tivermos mais de 70% da população com as duas doses não acho prudente tirar a máscara”, explica a médica.

Raquel Guimarães aposta na redução ainda maior do número de internados por Covid-19, situação que, segundo ela, tem ligação direta com o avanço da vacinação, incluindo das crianças. “O que vemos é que passou aquele pico da doença e agora a ocupação dos leitos está em cerca de 20%. Devemos continuar avançando na imunização para melhorar ainda mais esses índices”, conclui.

por Regina Carvalho – Gazetaweb

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo