Ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 cai 74% em um mês em Alagoas

Infectologista diz que cenário é resultante do avanço da vacinação e que maioria das pessoas internadas não completou imunização

A ocupação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 e influenza caiu 74% em relação ao registrado no mês passado em Alagoas. Em fevereiro, 342 das 524 vagas então abertas estavam ocupadas, caindo ontem para 89 das 511 vagas agora existentes.

O boletim de ocupação emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostra que o mês de março começou com uma queda importante de ocupação de leitos nos hospitais de Alagoas: 23% das 167 vagas reservadas para pacientes na UTI (38 ocupados no momento) e 21% dos 181 leitos com respiradores (38 ocupados).

Em Maceió a ocupação da UTI chega a 30% e no interior, a 13%. Já em relação aos leitos com respiradores, capital e cidades das demais regiões registraram – respectivamente – 28% e 12%. No geral, o percentual de ocupação é de 17%. Por unidade que atende pacientes com Covid, apenas duas registraram 50% ou mais de ocupação: UTI Adulto do Hospital Regional do Alto Sertão (60%); UTI Adulto do Hospital Hélvio Auto (67%) e Unidade Intermediária da UPA de Penedo, com 100%.

A médica infectologista Raquel Guimarães reconhece a queda da taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 em Alagoas, nas últimas semanas, e diz que maioria dos internados não concluiu o esquema vacinal, situação agravada também pelas comorbidades. Ela afirma, ainda, que o diagnóstico tardio da doença pode comprometer o quadro do paciente.

“A questão das comorbidades é determinante para a Covid, mas hoje o que percebemos é que parece que não tem mais como a doença se expandir e isso se deve ao avanço da vacinação. É preciso vacinar mais, porque em Alagoas, por exemplo, há municípios que estão melhores e outros não na imunização contra a Covid. Enquanto não tivermos mais de 70% da população com as duas doses não acho prudente tirar a máscara”, explica a médica.

Raquel Guimarães aposta na redução ainda maior do número de internados por Covid-19, situação que, segundo ela, tem ligação direta com o avanço da vacinação, incluindo das crianças. “O que vemos é que passou aquele pico da doença e agora a ocupação dos leitos está em cerca de 20%. Devemos continuar avançando na imunização para melhorar ainda mais esses índices”, conclui.

por Regina Carvalho – Gazetaweb

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.