Operação de combate à violência contra mulheres prende 16 pessoas em Alagoas

Mais de 80 policiais participam da Operação Resguardo. Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 26 mandados.

Uma operação do Ministério dos Direitos Humanos e da Secretaria Nacional da Mulher cumpre mandados de prisão, de busca e apreensão e fiscaliza medidas protetivas em todo o país desde a madrugada desta terça-feira (8). Até as 10h, havia 16 prisões em Alagoas.

Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 26 mandados dos 46 expedidos na Operação Resguardo. O maior número de mandados está concentrado no interior, onde existe maior carência de apoio à mulher vítima de violência.

“Nós diagnosticamos previamente, dentro do nosso plano, que o interior é muito mais carente e dentro da violência contra a mulher, na capital, todos os mandados estão em dia porque aqui se concentra a parte logística mais importante, como a Casa Abrigo. Mas no interior, a mulher só tem mesmo onde recorrer à delegacia de polícia”, disse a delegada Fabiana Leão, coordenadora da Operação Resguardo em Alagoas.

84 policiais participam da ação no estado. De acordo com a delegada, em cidade em que não há juiz, os delegados de polícia são obrigados a garantir a segurança da mulher vítima de violência.

“Há cidades em que não há juiz para determinar a medida protetiva. Então, cabe aos delegados de polícia garantir que o homem agressor fique longe dessa mulher, e o delegado pode determinar sim essa medida protetiva”, explicou a delegada Fabiana Leão.

 

por Michelle Farias e Heliana Gonçalves – G1/AL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo