Piaçabuçu, Mar Vermelho, Arapiraca… as cidades de Alagoas com as maiores taxas de Covid

Os casos conhecidos de pacientes com Covid em Alagoas se multiplicam neste fim de ano e obrigam à manutenção dos cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgado neste sábado (24) mostra os municípios com as maiores taxas de infecção por 100 mil habitantes.

 

No topo dessa lista está a cidade de Piaçabuçu, com uma taxa de 1.069. Na sequência, aparecem Mar Vermelho (1.036,3), Arapiraca (860), Delmiro Gouveia (700,9) e Lagoa da Canoa (633,1). Maceió consta na 18ª colocação na lista, com taxa de 321,3 casos a cada 100 mil habitantes.

 

O levantamento da Sesau considera os casos conhecidos no período de 26 de novembro a 23 de dezembro. Mas é importante não confundir a taxa de infecção por 100 mil habitantes com o número absoluto de infecções.

 

Para que a comparação da situação da pandemia em cada cidade seja feita de forma equilibrada, independentemente do tamanho e da quantidade de habitantes, o número de casos é dividido pela população local e multiplicado por 100.000.

 

Dessa forma, é possível apontar em quais cidades a infecção acontece de forma mais recorrente e quais têm menos casos novos sendo registrados dia após dia.

 

Infectologistas e técnicos em epidemiologia alertam para a possibilidade de aumento no número de internações causadas pela Covid por causa das festas de fim de ano e da alta de casos. O estado tem ampliado o número de leitos para evitar colapso da rede estadual de saúde.

 

Por isso, é importante manter os cuidados para evitar o contágio:

 

  • uso de máscara em locais fechados
  • conclusão do esquema vacinal
  • higienização das mãos com álcool em gel a 70%
  • evitar aglomerações, sobretudo em locais fechados

 

Manter o esquema vacinal contra Covid em dia é uma das principais recomendações dos especialistas.

 

Em Alagoas, 78,05% da população tomou ao menos uma dose da vacina. Mas esse percentual cai muito quando são consideradas as doses seguintes.

 

  • 1ª dose: 78,05% (2.636.600 pessoas vacinadas)
  • 2ª dose + dose única: 69,57% (2.350.167 pessoas vacinadas)
  • Dose de reforço: 37,3% (1.260.019 pessoas vacinadas)

 

Os dados são do Consórcio de Imprensa, com base nas informações fornecidas pela Secretaria da Saúde. Clique aqui para ver os dados dos demais estados.

 

 

 

por Cau Rodrigues, g1 AL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo