Covid-19: Alagoas volta a liberar visitas a pacientes internados em hospitais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou nesta quinta-feira (2) que a flexibilização de restrições contra a Covid-19 em Alagoas. As visitas a pacientes internados em hospitais públicos voltaram a ser liberadas.

 

O uso de máscara em ambiente fechado ou aglomerado passa a ser facultativo em Maceió e também no interior. A decisão foi tomada após análise epidemiológica, que constatou queda no número de casos e mortes.

 

O Grupo Técnico de Combate à Covid-19 (GTC) da Sesau, que é formado por infectologistas e técnicos em epidemiologia, concluiu que os indicativos estudados demonstraram o controle sobre a transmissão do coronavírus.

 

Além disso, o grupo destacou que as últimas quatro semanas epidemiológicas projetaram uma tendência que aponta para a estabilização da Covid-19 e a diminuição da circulação do vírus em Alagoas.

 

A partir da nova recomendação, o uso passa a ser facultativo dentro dos ônibus e carros por aplicativos. O uso dentro de hospitais e clínicas também não é mais obrigatório, mas é recomendado.

 

“Após as análises, ficou determinada também a flexibilização das visitas aos pacientes internados em todas as unidades de saúde da Sesau, voltando à situação anterior à restrição. Foi recomendado, também, que a rede hospitalar privada proceda da mesma forma”, disse o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

 

No mês de novembro, o Grupo Técnico havia recomendado a volta do uso da máscara em ambientes fechados, em situações de aglomeração e para pessoas com comorbidades e idosos.

 

Uso facultativo

 

  • Em transportes coletivos, públicos ou privados
  • Consultórios
  • Estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados
  • Áreas ambulatorial ou de internação
  • A orientação da Sesau é para que as pessoas regularizem o esquema vacinal, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Já para as pessoas com comorbidades, idosos e gestantes, a recomendação é que continuem usando máscara em locais fechados e aglomerados.

 

 

 

Fonte: G1/AL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo