Golfinho encalha e é devolvido ao mar por pescadores no Pontal de Coruripe
Um golfinho encalhou nesta quinta-feira (27) na praia do Pontal de Coruripe, no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas. O animal, de espécie não identificada, foi devolvido ao mar por pescadores.
De acordo com os pescadores, o golfinho apresentava ferimentos na boca e próximo à cabeça.
Equipes do Instituto Biota, do Instituto Amigos da Natureza (INAN), da Resex Marinha da Lagoa do Jequiá e da prefeitura de Coruripe foram no local para fazer um monitoramento e verificar se o golfinho vai encalhar novamente.
Encalhe não é incomum em Alagoas
De 2009 a 2022 foram contabilizados 259 encalhes desses animais no estado, a maioria em Maceió. Só no ano passado foram registrados 19 casos. O presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, explica que isso pode acontecer por diversos motivos.
“São inúmeros fatores que levam um mamífero aquático a encalhar, como interação antrópica [ações realizadas por humanos], pesca, poluição e doenças que os animais podem adquirir. As espécies mais afetadas geralmente são as mais costeiras, que têm mais interações com o ser humano”, explicou.
Bruno orienta que os banhistas devem evitar interagir com animais que estiverem encalhados sem antes receber orientações de especialistas.
“O primeiro passo é ligar para as instituições responsáveis para não tentar fazer os primeiros socorros sem a devida orientação. [É preciso] tentar entrar em contato conosco para gente possa orientar corretamente e garantir que o animal fique vivo sem ninguém se machucar. A partir daí é uma corrida contra o tempo para que a nossa equipe cheguem para dar o atendimento responsável”, disse.
Fonte: G1/AL