Cartórios em AL abrem mais de 200 vagas para concurso público
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou um novo edital para o concurso público que busca preencher 212 vagas nos cartórios da capital e do interior de Alagoas. As inscrições devem ser feitas de 5 de junho a 4 de julho.
Todas as provas do concurso serão aplicadas em Maceió. Há vagas reservadas para negros e pessoas com deficiência. As datas e locais das provas, e também o salário, devem ser divulgados no Diário de Justiça Eletrônico do CNJ (clique aqui e confira o edital aqui).
O concurso é dividido em quatro fases: prova objetiva de seleção, prova escrita e prática, prova oral e exame de títulos.
O edital busca preencher vagas destinadas a candidatos novos (141), vagas de provimento, e candidatos que já exercem o cargo, de titularidade de registro ou notarial em Alagoas (71), vagas de remoção, há mais de dois anos.
A lista de cartórios do novo edital foi homologada pelo Plenário do CNJ, em sessão virtual, sob relatoria da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber. Com a nova lista, o Edital de Abertura de Inscrições do concurso público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Alagoas, divulgado em 11 de setembro de 2019, fica anulado.
Como se inscrever
As inscrições acontecem apenas pela internet no site da Vunesp (veja aqui). O candidato deve preencher uma única ficha de inscrição e anexar os documentos necessários no site. Cada inscrição custa R$ 200,00 e deve ser paga, em boleto bancário, até o último dia de inscrição.
Quem recebe remuneração mensal inferior a um salário mínimo, esteja desempregado, em situação de carência ou seja doador de sangue, têm direito de pedir a isenção do pagamento da taxa. Prazo para pedido de isenção vai de 2 a 14 de maio de 2023.
Os candidatos podem ser inscrever para as vagas de provimento ou remoção, e também para ambas. Devem ser feitas duas inscrições caso o candidato queira recorrer nos dois critérios de vagas.
Fonte: G1/AL