Aumento da população em Alagoas foi o menor do país, aponta Censo do IBGE
Os dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (28), mostram que Alagoas teve o menor crescimento da população entre todos os estados brasileiros, uma taxa de 0,21% (6.624 pessoas). O número de habitantes subiu para 3.127.511 em 2022.
Segundo o Censo anterior, realizado em 2010, o estado tinha 3.120.887 habitantes. Com essa atualização, a população residente em Alagoas agora representa 1,54% dos habitantes do país.
O superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Júnior, explica que o aumento tímido da população do estado acompanha uma tendência observada em toda a região Nordeste, onde todos os estados tiveram alta inferior a 7%.
“É um crescimento relativamente pequeno, frente a outras unidades da federação, principalmente do Centro-Oeste do país, mas é importante destacar que isso vem acontecendo no Nordeste inteiro e Alagoas segue essa tendência de crescimento baixo da população”, explica o superintendente do IBGE em Alagoas.
Entre os cinco estados com a menor taxa de crescimento da população, dois são do Nordeste e os outros três são do Sudeste, do Sul e do Norte:
Alagoas: 0,21%
Rio de Janeiro: 0,40%
Bahia: 0,85%
Rondônia: 1,19%
Rio Grande do Sul: 1,74%
O número atualizado de habitantes em Alagoas foi menor até do que o estimado em 2021, que era de 3.365.351 habitantes. Essa estimativa foi baseada nos Censos anteriores e em outras variáveis, já que não houve contagem populacional nos últimos 11 anos.
“Quando foi feito o último Censo, em 2010, o Nordeste passava por um contexto socioeconômico mais favorável do que o atual e a estimativa carregou com ela informações desse contexto até agora. Era de se esperar que a estimativa fosse um pouco mais benéfica do que a realidade, porque hoje o país tem um contexto socioeconômico um pouco pior que o de 2010 e não houve uma contagem no meio do período para calibrar de novo”, explica Alcides Tenório Júnior.
Fonte: G1/AL