Cresce busca por vacinas contra meningite em Maceió após alta de casos

Após o alerta da Sociedade Alagoana de Infectologia sobre um possível surto de meningite meningocócia em Maceió, a procura por vacinas aumentou. Principalmente, pela meningocócica B, já que o estado registrou maior número de casos desse sorotipo. Essa vacina não é aplicada pelo SUS, por isso, nesta quinta-feira (14), clínicas já informavam da necessidade de reforçar o estoque.

 

A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. Nas clínicas privadas da capital, as vacinas contra o meningococo B podem sem encontradas e o valor varia de R$ 630 a R$ 800 para o esquema vacinal completo.

 

Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SMS), até 12 de setembro foram registrados 29 casos de meningite meningocócica, sendo 16 casos do tipo B. Por isso, a preocupação pela vacinação desse sorotipo.

 

Na rede pública, é possível encontrar outras vacinas contra a meningite meningocócica do tipo C, a mais comum no Brasil, e outros tipos de meningite, são elas: Meningocócica Conjungada C, Meningocócica Conjugada A, C, W e Y, BCG, Pentavalente e a Pneumocócica 10.

 

“O ideal é fazer a imunização com as duas vacinas”, informou o médico infectologista Fernando Maia.

 

Nesta manhã, a reportagem do g1 entrou em contato com cinco clínicas privadas e todas relataram que, desde o anúncio da Sociedade de Infectologia, tem crescido a demanda pela vacina. Uma delas, no bairro da Jatiúca, informou que já precisa comprar novas doses e negociar com a distribuidora para praticar preços promocionais, com parcelamento e até compra antecipada.

 

Vacinação na rede pública de saúde

 

  • Meningocócica C: protege contra a doença meningocócica causada pela Neisseria meningitidis sorogrupo C
  • Meningocócica Conjugada A, C, W e Y: protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A, C, W e Y
  • BCG: que protege contra a meningite turberculosa
  • Pentavalente: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada pelo Haemophilus influenzae sorotipo b
  • Pneumocócica 10: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada por dez sorotipos do Streptococcus pneumoniae

 

As vacinas são aplicadas nos seguintes locais:

 

  • Unidades de Saúde de Maceió – 8h às 16h
  • CAT Praia – 15h às 21h
  • Saúde da Gente – 8h às 21h
  • Maceió Shopping – Segunda a Sábado de 9h às 21h (disponível a ACWY)
  • Pátio Shopping – Segunda a Sábado – 15h às 21h e domingo – 12h às 18h (disponível a C e a ACWY)

 

 

 

 

Fonte: G1/AL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo