Conferência Intermunicipal de Cultura define propostas e representantes de Penedo e região para etapa estadual

Temas relacionados à cultura de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás foram debatidos durante conferência intermunicipal realizada nesta quarta-feira, 25, no ginásio da Escola Estadual Professor Ernani Méro.

 

O encontro articulado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) reuniu, em Penedo, representantes do Baixo São Francisco e fazedores de cultura da região.

 

O Vice-Prefeito João Lucas representou a Prefeitura de Penedo no evento, destacando a importância da conferência para a elaboração de planos de trabalho, observando ainda a ausência de quem é do meio cultural e deveria estar presente para dar sua colaboração.

O Presidente da Câmara Municipal de Penedo, vereador Messias da Filó, ressaltou a capacidade de trabalho da gestora da SEMCLEJ, Teresa Machado, e a definição de projetos que poderão ser incluídos no orçamento do município a partir de 2024.

 

O financiamento das políticas culturais foi um dos assuntos abordados, gerando a sugestão da criação de leis municipais que viabilizem incentivos fiscais para apoiadores da cultura, assim como assegurar, pelo menos, 3% do orçamento anual de cada município para a respectiva secretaria de cultura.

 

A necessidade do apoio institucional e mapeamento atualizado das expressões culturais de cada cidade também foi destaque na conferência intermunicipal fundamentada na diversidade, acessibilidade e inclusão social.

Vale destacar que propostas como a contratação de artistas locais nos eventos promovidos pela administração municipal já é uma realidade em Penedo, assim como a disponibilidade de espaço físico para exposição e comercialização do artesanato local.

 

Por outro lado, a inovação também ganhou relevância, como a proposta do Projeto Cultura Navegante, com uso de embarcação apropriada e equipada para a promoção da cultura nas comunidades ribeirinhas.

 

Teresa Machado, gestora da SEMCLEJ, avalia a troca de experiências como fundamental para a elaboração das políticas públicas e confessa que a conferência era um momento que mais esperava por ser decisiva para a gestão do setor, elogiando a retomada das ações pelo Ministério da Cultura, também representado na conferência que definiu os seguintes delegados para a etapa estadual:

 

SOCIEDADE CIVIL

 

Marileide dos Santos

Sérgio Ricardo Nascimento

 

SUPLENTES

 

Maria Linete Matias

Roberto Batista Porto

ÁREA GOVERNAMENTAL

Marcos Roberto Muniz Santos

Luiz Fernando Vital Bezerra

 

SUPLENTES:

 

Vinicius Ruan Lopes dos Santos

Danielle Silva Santos

 

 

 

Fonte: Secom PMP

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo