Morre idoso que sofreu graves queimaduras durante cirurgia no HGE, em Maceió

Morreu nesta quarta-feira (10) o idoso de 71 anos que teve queimaduras de 2º e 3º graus durante uma cirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

 

De acordo com a Sesau, depois do acidente no centro cirúrgico, o paciente foi encaminhado para o setor de queimados, onde recebeu assistência multidisciplinar especializada, mas teve um quadro de infecção generalizada e não resistiu.

 

O paciente era natural de Flexeiras, interior do estado. Ele deu entrada no HGE no dia 27 de março, acometido por um câncer de cabeça que atingiu o olho direito, com infecção parasitária por larvas no ferimento. Por indicação médica, o idoso foi encaminhado para uma cirurgia.

 

Em entrevista ao AL1, o diretor médico do HGE, Fernando Melro, disse que a equipe médica usou éter para limpar o ferimento e matar as larvas, o que é procedimento padrão.

 

Segundo a Sesau, o uso do éter seguido de utilização de bisturi elétrico causou uma combustão, levando a queimaduras de 2º e 3º graus no rosto, braços e tronco do paciente.

 

A Sesau informou que a equipe envolvida no caso foi afastada e que instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias. O órgão também solicitou uma perícia no local, que foi realizada pela Polícia Científica.

 

“Ressaltamos que, caso se comprove que houve erro e negligência, as medidas cabíveis serão adotadas, assegurando a ampla defesa e o contraditório, porque nosso objetivo é atender com eficiência, agilidade, humanização a todos os usuários que procuram o HGE”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

 

 

 

 

Fonte: G1/AL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo