Pinto da Madrugada arrasta milhares de foliões na orla de Maceió

Milhares de foliões lotam a orla de Maceió neste sábado (15) para o desfile do Pinto da Madrugada, o maior bloco de previa de carnaval do estado que comemora 21 anos.

Neste ano, o bloco traz 15 orquestras de frevo de todo o estado, além de carros alegóricos, mascote, ala de estandartes antigos, alegorias, fantasias, passistas e os clarins do Galo da Madrugada.

Com o tema “Alagoas, Um Mar de Cultura”, o bloco conta com milhares de foliões que se divertem ao som de orquestras de frevo. Desde o início da manhã, foliões ignoraram o sol forte e temperatura elevada para aproveitar a festa na orla.

Adultos, idosos e crianças capricharam nas fantasias para brincar ao som de orquestras de frevo e bandas. Alagoanos e turistas de vários estados aproveitam o bloco.

A balconista Joana Pessoa, é de Recife e foi para a folia com amigos que são de Maceió. “É a primeira vez que venho no bloco. É muito importante qualquer manifestação de cultura, reúne tantas tribos em um só lugar. Eu tô muito encantada, quando eu ia chegando já me arrepiei, pretendo voltar mais vezes”, ressaltou.

O turista Jorge Andrade é do Rio de Janeiro e está em Maceió pela primeira vez. “Estou achando maravilhoso, muita animação, evento bem organizado. Minha esposa é de Maceió e viemos passar o carnaval por aqui”, disse.

O folião Alex Michel disse que todo ano vai para o desfile do Pinto da Madrugada. “Na edição passada vim de brasileiro estudado pela NASA. Agora, com o último episódio do Star Wars esse ano, vim em homenagem a saga star wars”, falou.

Décadas de folia

O Pinto da Madrugada nasceu em 1999, pelas mãos de 4 amigos que tinham em comum a paixão pelo frevo. O nome do bloco foi inspirado no Galo da Madrugada, de Pernambuco, fazendo com que ele se tornasse um descendente direto do dono da festa no estado vizinho.

O primeiro desfile do Pinto contou com uma orquestra e 5 mil foliões. A partir daí, ele virou tradição, saindo sempre no último sábado antes do carnaval e, em 2011, se tornou Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.

 

Fonte: G1/AL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo