Leitos clínicos e de UTI são ampliados após aumento de casos e óbitos por Covid em AL

O Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma nova reunião, nessa quinta-feira (7), com o objetivo de discutir a incidência crescente no número de casos e óbitos por Covid-19 em Alagoas. Na oportunidade foram apresentados os dados da semana epidemiológica 26, onde foi mostrada a evolução das mortes no Estado, que vem aumentando a cada dia. Com base nesses números, os leitos foram ampliados em Alagoas.

 

Conforme foi apresentado na reunião, o Boletim Epidemiológico desta quinta (7) mostra que Alagoas tem 309.465 casos confirmados de pessoas acometidas com a Covid-19 no Estado. Foram 712 novas notificações e três óbitos nas últimas 24 horas, segundo apontou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

 

O chefe do gabinete de Combate à Covid-19, infectologista Renee Oliveira, destaca que tanto os números de leitos Clínicos para quadros leves, quanto os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão sendo ampliados no Estado, devido ao aumento de casos da doença.

 

“Este momento que estamos vivenciando hoje é muito parecido com o que estava acontecendo em janeiro, quando a variante Ômicron apareceu, que deu uma subida súbita. Isso demonstra, comprovadamente através de exames que nós já temos até o momento, que o número de pessoas com Covid-19 no Estado é muito grande e temos que levar em consideração também a questão da subnotificação. Muitas pessoas apresentam o quadro de síndrome gripal e não fazem o teste, e outras pessoas quando fazem esses exames não entram no sistema, que no caso seriam os autotestes”, explica Renee Oliveira.

 

Orientações – Durante a reunião também foi reforçada a orientação do uso de máscara em ambientes fechados, e principalmente por pessoas que apresentam sintomas gripais. Além disso, é muito importante que toda a população conclua o esquema vacinal para a diminuição no número de casos e mortes pela doença.

 

Estiveram presentes na reunião, que acontece semanalmente, todas às quintas-feiras, a secretária Executiva de Ações de Saúde, Geonice Peixoto; o gerente de Análise da Situação da Saúde, Herbert Charles Barros; o gerente do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), Anderson Brandão; o chefe do gabinete de Combate à Covid-19, infectologista Rene Oliveira; a gerente de Ações Estratégicas (Gaest), Sylvana Medeiros; o gerente de Controle e Vigilância das Doenças Transmissíveis, Diego Hora; a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), Waldinéia Silva, a infectologista Luciana Pacheco e a médica do Hospital Geral do Estado (HGE), Janaína Gouveia.

 

 

 

Fonte: TNH1 com Ascom Sesau

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo