Alagoas adota novas medidas contra Influenza e Covid

Alagoas começa a adotar novas medidas contra Influenza e Covid, como aumento de testagem e ampliação de leitos (veja todas na lista mais abaixo). Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (6), o governador Renan Filho (MDB) elencou ações que começam a valer imediatamente e outras a serem adotadas já na próxima semana.

Acompanhado do secretário estadual da Saúde, Alexandre Ayres; do presidente da Associação dos Munícios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley; e do superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Charles Barros; o chefe do Executivo Estadual pediu apoio dos municípios no enfrentamento da pandemia.

Embora o estado tenha passado quase 10 dias sem registro de mortes por Covid, os casos confirmados continuam crescendo. Nas últimas 24h, foram confirmados 142 casos, o dobro do número diário registrado um dia antes.

Veja abaixo as medidas anunciadas pelo governo de Alagoas:

Aumento da testagem – disponibilizar 150 mil testes rápidos de antígeno para os municípios alagoanos já a partir de sexta-feira (7).
Centrais especializadas nas UPAs – instalar quatro centrais especializadas em atendimento de síndromes gripais, o que vai garantir aumento do efetivo médico e retirar do mesmo ambiente as pessoas com síndromes gripais, para evitar que haja contaminação na própria unidade de saúde. Essas centrais devem começar a funcionar na próxima semana.
Ampliação de leitos – o Estado vai ampliar a quantidade de leitos para tratar Covid e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de maneira geral. “Disponibilizamos hoje 191 leitos e teremos mais 360 leitos novos”, disse o governador.
Reabertura de unidades sentinelas – recomendou aos municípios alagoanos que reabram as unidades sentinelas para identificar casos de síndromes gripais e encaminhar os pacientes para a rede especializada.
Mais ambulâncias – 30 novas ambulâncias foram disponibilizadas nesta quinta-feira para garantir o transporte de pacientes, inclusive nas cidades do interior.

O governo do Estado informou ainda que pretende divulgar diariamente os dados de vacinação contra Covid nas cidades alagoanas, para que a população possa cobrar esforços dos gestores para que a imunização

Sobre a vacinação contra Covid em crianças, Renan Filho disse que espera vacinar todo o público-alvo no prazo de 20 dias, a partir das remessas de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, em um esforço conjunto com os municípios. Devem ser imunizadas 363.082 crianças de 5 a 11 anos no estado.

Medidas de restrição

Na coletiva, o governador falou ainda sobre a possibilidade de retomar uma ou mais medidas de restrição como aconteceu nas fases mais duras da pandemia, em 2020 e 2021. Contudo, a decisão ainda está sob análise, a depender dos indicadores de contaminação, mortes e ocupação de leitos.

“É óbvio que a gente tem que começar pelo topo da montanha, e o topo são os eventos de grande porte. Os públicos, que são os maiores, já foram cancelados porque há menos condições de serem fiscalizadas as medidas que são impostas para que o evento possa ocorrer. Os eventos privados também trazem problemas e eles estão em avaliação, a tendência é que sejam restringidos no seu tamanho e na sua periodicidade”, disse Renan Filho.

O governador ressaltou que todas as medidas terão como base dados científicos. “Ninguém gosta de atrapalhar a atividade econômica nenhuma, mas nesse momento nós vamos defender as vidas”.

A avaliação sobre o início das restrições aos eventos continua até o final desta primeira semana do ano. A partir disso, o Estado deve tomar uma decisão sobre como serão as regras no período de janeiro, fevereiro até o carnaval.

 

Fonte: G1/AL

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.