Escolas têm até 11 de março para responder à segunda etapa do Censo Escolar 2023

Escolas públicas e particulares têm até 11 de março para responderem à segunda etapa do Censo Escolar 2023. O procedimento teve início no último dia 1º e deve ser efetuado no Sistema Educacenso (https://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/).

 

Nesta etapa, devem ser informados dados sobre rendimento e movimentação escolar, ou seja, referentes à aprovação, reprovação, abandono, evasão e transferência de estudantes. Na primeira etapa, são declarados dados sobre a matrícula.

 

“O preenchimento dos dados é feito diretamente na internet, por meio do Sistema Educacenso. Os gestores dos estabelecimentos de ensino, responsáveis pelo preenchimento, devem acessar o sistema utilizando o seu CPF e a senha cadastrada”, orienta Altair Soares, gerente especial de Informações e Estatística da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenador estadual do Censo em Alagoas.

 

Ele lembra ainda que as taxas de movimentação e rendimento são usadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), índice de qualidade educacional, divulgado a cada dois anos, e que combina informações de desempenho dos estudantes nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os dados de rendimento e movimentação escolar.

 

 

 

 

por Ana Paula Lins / Ascom Seduc

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo