Banhistas lotam praias em Alagoas no feriado da Independência do Brasil

O feriado do Dia da Independência do Brasil levou muitos banhistas às principais praias de Alagoas nesta segunda-feira (7). Muita gente, porém, não respeitou as regras do distanciamento social e uso da máscara de proteção, medidas importantes para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Maceió está na fase azul do distanciamento social controlado desde o dia 14 de agosto, mas esse é o primeiro feriadão desde o início da pandemia com autorização para vendedores ambulantes, bares da orla e passeios às piscinas naturais.

Nas praias da Pajuçara e da Ponta Verde, na capital, muita gente ocupava as faixas de areia. Famílias em cadeiras sob guarda-sóis, crianças jogando bola, a maioria sem máscara de proteção, equipamento ainda obrigatório em locais públicos por decreto do governo estadual.

No município vizinho, Marechal Deodoro, que está na fase amarela a cena se repetiu na Praia do Francês, uma das mais procuradas por alagoanos e turistas.

Os vendedores ambulantes estavam usando máscara e disseram orientar os clientes que atendiam sem máscara, mas ainda assim muita gente deixou de lado a preocupação com a pandemia.

O G1 questionou as prefeituras de Maceió e de Marechal Deodoro e a Polícia Militar sobre fiscalização para inibir aglomerações. Sobre Maceió, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) respondeu por meio de nota que o foco é no trabalho dos comerciantes e que dispersão de aglomerações é realizada pela Vigilância Sanitária e pela PM (confira a nota na íntegra ao final do texto).

Por meio de nota, a Prefeitura de Marechal Deodoro informou que montou equipes de fiscalização para garantir os cumprimentos das medidas de segurança dos estabelecimentos e ambulantes do município, mas que o número de pessoas que procuraram a Praia do Francês foi muito acima do esperado (confira a nota na íntegra ao final do texto).

Também por nota, a PM informou que continua abordando e dispersando flagrantes, mas também reforça que os números 190 e 181 estão disponíveis para denúncias. A Polícia Militar também pediu prudência da população para evitar aglomerações (confira a nota na íntegra no final do texto).

Nota da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió

A atuação fiscalizatória da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) tem foco no exercício de atividades econômicas desenvolvidas em áreas públicas e em equipamentos públicos por permissionários. A fiscalização esteve presente na orla fazendo seu procedimento rotineiro de acompanhamento e orientação. A Guarda Municipal também esteve presente realizando o patrulhamento.

A dispersão de aglomerações e as orientações aos banhistas sobre o uso de máscaras são ações de competência da Força Tarefa que, atualmente, é composta pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), que recebem suporte da Guarda Municipal durante as operações.

Nota da Polícia Militar

Desde o início da vigência dos Decretos Emergenciais de isolamento como objetivo de conter o avanço da Covid-19, a Polícia Militar vem se empenhando nas ações de fiscalização do cumprimento do decreto governamental. As equipes de policiamento ostensivo dos batalhões da Corporação e guarnições do Programa Força Tarefa de Segurança Pública seguem com as fiscalizações diárias além do serviço de patrulhamento e combate ao crime que sempre desenvolveram. Somado a isso, na Capital, a PM se uniu ao município de Maceió em uma Força Tarefa para combater irregularidades em áreas públicas e estabelecimentos. Sobre casos de aglomeração recentes, a PM afirma que continua abordando e dispersando flagrantes, mas também reforça que os números 190 e 181 estão disponíveis e receptivos a denúncias desta natureza. A Corporação pede ainda à população mais prudência. E lembra a todos da importância de continuar adotando as medidas de higiene e prevenção ao vírus.

Nota da Prefeitura de Marechal Deodoro

A Prefeitura de Marechal Deodoro por meio das Secretarias de Planejamento, Turismo e Saúde, com o apoio do Ministério Público e da Polícia Militar, montou equipes de fiscalização para garantir os cumprimentos das medidas de segurança dos estabelecimentos e ambulantes do município.

Entretanto, durante este último final de semana, junto ao feriado de 7 de setembro, a demanda de visitantes a Praia do Francês ultrapassou o esperado. Por isso, o município está intensificando as equipes de fiscalização e buscando novas estratégias para que se possa evitar aglomerações e o descumprimento das regras de segurança.

Além disso, a Prefeitura de Marechal Deodoro pede para que a população possa cooperar, tomando as medidas necessárias e evitando aglomerações. Desta forma, seguimos juntos em combate a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

 

Fonte: G1/AL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo