Braskem é multada pelo IMA-AL por irregularidades ambientais

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) autuou, nesta segunda-feira (28) a empresa Braskem durante a segunda edição da Fiscalização Integrada do órgão. A unidade industrial, situada no município de Marechal Deodoro, recebeu multa de aproximadamente R$ 200 mil.

As irregularidades constatadas pela equipe de fiscalização do IMA-AL foram vencimento da licença ambiental, irregularidade da destinação de resíduos sólidos e também a não manifestação de transportes que sejam próprios para resíduos perigosos.

Em nota, a Braskem informou que a unidade de PVC em Marechal Deodoro opera sob licença ambiental válida e em vigor e que o pedido de renovação foi solicitado ao IMA no prazo, mas o processo encontra-se em andamento, sob análise do órgão ambiental. A nota diz ainda que a destinação e o transporte de resíduos são tratados por empresa licenciada, com certificação de destinação final (veja a nota na íntegra ao final do texto).

A empresa foi autuada e a destinação dos resíduos sólidos na unidade que a empresa possui foi proibida. A equipe de fiscalização intimou a Braskem para que os resíduos sólidos sejam destinados em locais ambientalmente licenciados.

As ações da Fiscalização Integrada do IMA-AL estão sendo executadas em várias regiões de Alagoas, O objetivo é combater irregularidades além de instruir pequenos empreendimentos a buscarem regularização no Instituto.

Leia na íntegra da nota da Braskem:

A Braskem opera a unidade de PVC em Marechal Deodoro sob licença ambiental válida e em vigor. O pedido de renovação da licença ambiental foi realizado ao IMA no prazo, conforme estabelecido pela legislação. O processo encontra-se em andamento, sob análise do órgão ambiental, não havendo fundamento para questionamentos ou autuação.

O mesmo se aplica à destinação e ao transporte de resíduos, que são semestralmente informados ao IMA e tratados por empresa devidamente licenciada, que emite certificados de destinação final ambientalmente adequada.

A Braskem reitera que tem um sistema de gestão de saúde, segurança e meio ambiente e que adota as melhores práticas das indústrias químicas e petroquímicas, com auditorias periódicas por entidades certificadoras na ISO 9001 e 14001.

 

Fonte: G1/AL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.