Onda de calor deve invadir AL e provocar altas temperaturas no fim de semana

Uma onda de calor deve atingir Alagoas neste fim de semana. O alerta veio do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da UFAL, que afirmou que o índice de calor pode chegar a mais de 40ºC em alguns municípios do Estado.

De acordo com o professor Humberto Barbosa, coordenador do Lapis, há um avanço de uma massa de ar seco e quente que já atua na região central do país. Ela vai chegar ao Nordeste nesta quinta-feira e intensificar as altas temperaturas no fim de semana.

“A gente fala em índice de calor porque é a forma mais precisa para estabelecer. O termômetro não mede sensação térmica, é um instrumento de medição física, então há um outro ingrediente, que é a temperatura que ele estima e a umidade relativa do ar, esses dois fatores determinam o índice de calor”, explicou em entrevista ao programa Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara.

“O alerta que foi colocado desde o início da semana em vários municípios do Brasil e a partir desta quinta há um avanço dessa onda de calor pela região Nordeste. A partir de sexta, mais especificamente no sábado e no domingo, as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar vão ficar mais intensas principalmente na região do interior de Alagoas”, destacou Barbosa.

Em um mapa apresentado pelo laboratório é possível observar a parte vermelha que cobre Alagoas. Segundo o professor, todos os municípios vão apresentar aumento no índice de calor, e em alguns deles, a temperatura pode chegar a 42ºC.

“Os tons em vermelho representam exatamente a intensidade dessas ondas, das altas temperaturas, que vão atuar na região. Há uma tendência de chegar acima de 35ºC facilmente e alguns municípios do interior acima de 40ºC”, alertou.

“Vamos ter ventos fortes no Litoral a partir de sábado, isso ameniza um pouco, mas a tarde, para quem está no interior, ou Sertão ou Agreste, a temperatura pode chegar acima de 40ºC. A umidade relativa do ar é muito baixa nessa época, em função também das condições de poluição do ar”, acrescentou o professor.

Barbosa salientou ainda que as altas temperaturas provocam desconforto, já que o ser humano não está adaptado a encarar temperaturas acima do que o corpo mantém constante. “As pessoas mais vulneráveis são os idosos, as crianças, então é tentar evitar ao máximo a exposição ao sol, principalmente no período da tarde, quando se registram as máximas temperaturas. É fundamental que as pessoas bebam água”, finalizou.

 

Fonte: com TV Pajuçara

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.