Cresce quantidade de fardos de borracha encontrados em praias de Coruripe
A prefeitura de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, informou nesta segunda-feira (26) que um mapeamento na região localizou ao menos 16 fardos nas praias do município, número superior aos cerca de 10 que tinham sido avistados no domingo (25).
Esses pacotes são semelhantes aos fardos de látex que apareceram nas praias de Alagoas há quase dois anos e que foram identificados posteriormente como carga de um navio alemão naufragado na 2ª Guerra Mundial, segundo pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Após a notificação do novo surgimento neste fim de semana, a prefeitura enviou uma equipe para fazer o recolhimento, o que acabou não acontecendo devido à alta da maré e dificuldade de acesso a alguns locais. Porém, durante a vistoria, foram localizados 9 fardos na Praia da Pituba e ao menos 7 entre a Ponta da Asa e o Miaí de Baixo.
“Após o mapeamento realizado hoje, as equipes iniciarão recolhimento na manhã desta terça-feira (27) e, caso todo o material seja látex, conforme estudos já realizados nos últimos dois anos, serão encaminhados para a Central de Resíduos Sólidos (CTR)”, diz trecho da nota da prefeitura (leia na íntegra ao final do texto).
Além de Coruripe, outros fardos foram encontrados recentemente no Mirante da Sereia, em Maceió, e também nos municípios da Barra de Santo Antônio, Japaratinga e Maragogi.
“Isso são fardos de borracha de látex natural vindo da antiga Indochina (antiga colônia francesa), que estavam em um naufrágio da época da Segunda Guerra, na parte central do Oceano Atlântico. Os fardos estão aparecendo na costa do NE/N desde 2019. Essa informação que os fardos de borracha vieram desse naufrágio foi confirmado com evidências científicas, em estudo liderado pela Universidade Federal do Ceará”, explicou o chefe da Divisa Técnico-Ambiental do IBAMA Alagoas, Rivaldo Couto Júnior.
O funcionário do IBAMA orienta que, ao encontrar esse tipo de material na praia, a primeira coisa a ser feita é tentar retirá-lo da areia para evitar que as mantas de borracha se desagreguem do fardo, se espalhando, e acionar imediatamente uma equipe de limpeza da prefeitura para a destinação adequada.
Leia abaixo a íntegra da nota da prefeitura de Coruripe
A Prefeitura de Coruripe foi informada ontem sobre o aparecimento dos fardos nas praias do município. Nesta segunda (26), as equipe da Prefeitura saíram para realizar o recolhimento do material, iniciando pela Praia da Pituba, no Poxim, local onde também foi registado o aparecimento das caixas.
Entretanto, devido a alta da maré e à dificuldade de acesso a alguns locais, não foi possível realizar o recolhimento na tarde de hoje.
Ao todo, foram localizadas 9 fardos na Praia da Pituba e , pelo menos, mais 7 entre a Ponta da Asa e o Miaí de Baixo, uma quantidade maior de fardos que o avistada neste domingo (25).
Após o mapeamento realizado hoje, as equipes iniciarão recolhimento na manhã desta terça-feira (27) e, caso todo o material seja látex, conforme estudos já realizados nos últimos dois anos, será encaminhado para a Central de Resíduos Sólidos (CTR).
Fonte: G1/AL



