Produção de pescado e funcionamento da UBP Penedo podem ampliar geração de emprego e renda

Trabalhar para o povo de Penedo ter emprego e renda é compromisso do Prefeito Ronaldo Lopes. De forma objetiva, o gestor avança com o planejamento da gestão Crescendo Com Seu Povo para diversos setores, inclusive os que incluem a zona rural do município.

Com objetivo de ampliar as possibilidades de sustento aos que vivem nos povoados e na cidade, Ronaldo Lopes encaminhou à Superintendência Estadual da Codevasf, logo no início do mandato, pedido de doação da Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) ao município.

A pequena indústria construída pelo órgão federal no povoado Cooperativa 1 está pronta desde meados de 2007, mas nunca funcionou plenamente.

Para ativar a UPB de Penedo e assim alavancar, em escala industrial, atividades relacionadas com a criação de peixe ou camarão na região do Baixo São Francisco, Ronaldo Lopes reúne-se na próxima terça-feira, 31, com o Superintendente da Codevasf para Alagoas, João José Pereira Filho, o ex-prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira.

Levantamento

Ao mesmo tempo em que se empenha para viabilizar avanços para Penedo de forma institucional, o governo Ronaldo Lopes age fora dos gabinetes, seguindo o modelo de trabalho do prefeito que mantém contato direto com a população.

Equipes de diferentes secretarias estão no campo, prática cotidiana na Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (Semada).

A orientação especializada que atende o pequeno produtor avança para piscicultores, sob orientação de engenheiros de pesca que estão à frente do diagnóstico que atualiza dados sobre a piscicultura em Penedo.

Os encontros com pequenos produtores acontecem na zona rural, com reunião marcada na sede da Colônia de Pescadores Z-12 para a noite de segunda-feira, 30, a partir das 19h30.

Semada

O incentivo à piscicultura para gerar mais emprego e renda no município com inegável potencial para produzir peixe e camarão em cativeiro é uma das metas do Secretário Manoel Messias Lima, o Messias da Filó.

Em sua primeira gestão na Semada, a agricultura familiar penedense deu um salto de qualidade considerável. De fornecedor para atravessadores, o trabalhador rural passou a vender alimentos para merenda escolar do município e do Instituto Federal.

Além disso, a Feira da Agricultura Familiar já está consolidada, ocorrendo uma vez por semana em dois locais distintos, Praça Santa Luzia e Cohab.

A gestão Crescendo Com Seu Povo trabalha para viabilizar mais avanços na qualidade de vida do povo de Penedo, meta que tem apoio da Câmara de Vereadores.

O Poder Legislativo Municipal reforçou a necessidade da doação da Unidade de Beneficiamento do Pescado ao município durante sessão de quinta-feira, 26, quando a indicação feita pelo vereador Derivan Thomaz ao deputado federal Arthur Lira e ao superintendente da Codevasf Alagoas, Joãozinho Pereira, foi aprovada por unanimidade.

A decisão da Codevasf sobre a UBP que permanece inutilizada é fundamental para alavancar a piscicultura e a carcinicultura no Baixo São Francisco, reivindicação liderada pela Prefeitura de Penedo que também atende aos demais municípios da região .

 

por Fernando Vinícius – Decom PMP

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.