Vacinação contra a meningite bacteriana é ampliada em Penedo para crianças de 12 meses

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Penedo informa para a população, que o Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina meningocócica no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 12 meses. A partir desta terça-feira, 1º de julho, a dose de reforço passará a ser feita com a vacina ACWY, que oferece proteção ampliada contra os sorogrupos ACWY da bactéria causadora da meningite.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal seguirá normalmente, com duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), aplicadas aos 3 e aos 5 meses de vida. A novidade está na dose de reforço, feita aos 12 meses, que agora passará a ser feita com a versão ACWY.

 

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa.

 

 

A determinação passa a vigorar a partir desta terça-feira (1º) de julho em todos os 102 municípios alagoanos, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Para se vacinar, os pais ou responsáveis pela criança devem comparecer no posto de saúde mais próximos portando a Caderneta de Vacinação.

 

 

 

 

por Gabriela Flores – Assessoria Secretaria Municipal de Saúde de Penedo

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.