Após cerca de 20 anos, agricultores da Ponta Mofina em Penedo voltam a plantar arroz

O momento é de celebração para a rizicultura no município de Penedo. Após aproximadamente 20 anos, o cultivo de arroz foi retomado, beneficiando agricultores da região da Ponta Mofina. Ao todo, foram plantados 73 hectares, com uma estimativa de colheita que pode ultrapassar 500 toneladas (500 mil quilos).
A retomada do plantio é resultado de um trabalho articulado pela Secretaria de Agricultura de Penedo – pasta oficialmente identificada como SEMDAGRO (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola) – que discutiu com os agricultores da região da Ponta Mofina a importância da cultura do arroz e viabilizou parcerias para o projeto.
“Tudo começou com a iniciativa do secretário Valdinho Monteiro, ao perceber que alguns agricultores e suas terras, na região da Ponta Mofina, precisavam de incentivo. Passamos, então, a buscar parceiros para colocar em prática o projeto, desde o plantio e manejo até a comercialização da produção”, explicou Luiz Carlos, coordenador técnico da Secretaria de Agricultura.
A parceria foi firmada com a Cooperativa Agropecuária de Ilha das Flores – SE (Cooperflores), que garantiu a compra de toda a produção. A Prefeitura de Penedo, por meio da SEMDAGRO, foi responsável por mobilizar os agricultores e oferecer apoio técnico, além de disponibilizar máquinas e profissionais qualificados para acompanhar todo o manejo ao longo dos quatro meses de cultivo. A Cooperativa entrou com as sementes, suporte técnico e a garantia da compra integral da safra.
Os 73 hectares destinados ao cultivo envolveram 13 agricultores da região da Ponta Mofina. A expectativa é de uma colheita de 500 toneladas de arroz, o que deve gerar mais de R$ 800 mil.
O sistema de manejo adotado foi o plantio sequeiro, que não exige áreas alagadas, aproveitando exclusivamente o período chuvoso. O ciclo do plantio até a colheita dura cerca de quatro meses, com previsão para o início de setembro.
“Esse resgate da cultura do arroz sequeiro na região da Ponta Mofina, uma área com solo bastante produtivo, um dos melhores que temos para a agricultura é muito importante. Há cerca de 20 anos não se cultivava arroz na região. Naquele período, havia uma dificuldade que era para comercializar a produção. Hoje, graças à parceria entre a Prefeitura de Penedo e a Cooperflores, diversos problemas foram solucionados. Trata-se de um projeto essencial para o fortalecimento da agricultura e do homem do campo. Nossa previsão para a próxima safra é ultrapassar os 200 hectares, beneficiando ainda mais produtores de Penedo”, afirmou o secretário de Agricultura e também vice-prefeito, Valdinho Monteiro.

O gestor concluiu: “Um dos nossos propósitos da nossa gestão, liderada por Ronaldo Lopes, é motivar os agricultores. Muitas terras estavam ociosas ou eram usadas apenas para a pecuária. Mostramos que é viável cultivar, com as parcerias certas, desde o plantio até a compra da safra. Com essa retomada e ao verem as áreas novamente tomadas pelo arroz, vários agricultores têm nos procurado para participar no próximo ano. Estamos no caminho certo e a produção para 2026 será triplicada. Se Deus quiser.”
Fala, presidente!
Foram quase duas décadas para que a região da Ponta Mofina, comunidade que margeia o Rio São Francisco, retomasse o plantio de arroz. Essa conquista é comemorada pelo presidente da Cooperativa de Colonização Agropecuária Marituba (Coomarituba), Edmilson dos Santos. O agricultor também participou dessa primeira etapa do projeto com um lote totalmente plantado com arroz.
“Foram cerca de 20 anos até que retomássemos o plantio. Quero agradecer à Prefeitura de Penedo e à Secretaria de Agricultura por esse incentivo, que chegou em um momento muito bom para nós. Estávamos parados pela falta de apoio técnico, com muitas terras ociosas e de boa qualidade produtiva. Mas agora, com os incentivos e parcerias certas, estamos voltando a ter renda, beneficiando 13 agricultores nessa primeira etapa do projeto. Toda a área está muito bonita, com uma cultura excelente, que só precisa de incentivo. Vamos comemorar, pois em setembro teremos nossa primeira colheita depois de tanto tempo. Só tenho a agradecer a Deus e aos parceiros que tornaram realidade o renascimento do plantio de arroz na nossa região. Que, no próximo ano, mais agricultores possam fazer parte da iniciativa”, comemorou o presidente da Coomarituba.
por Roberto Miranda – jornalista Secom PMP