Obra da ponte da Ponta Mofina avança com a concretagem do suporte de sua estrutura

A construção da nova ponte da comunidade Ponta Mofina, localizada às margens do rio São Francisco, na zona rural de Penedo, avança em mais uma etapa.

 

O trabalho de concretagem das longarinas – vigas que servem como o principal elemento de suporte para a estrutura da ponte – está sendo realizado, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

 

Ao lado de representantes da F.P. Construtora, empresa contratada para realizar o investimento, que tem recursos dos governos federal e municipal, o engenheiro civil Messias Santos acompanha o desenvolvimento dos serviços.

 

“Estamos fazendo a concretagem das longarinas e assim que essa etapa estiver concluída, será feita a laje e as cabeceiras da ponte. Essa é a sequência do trabalho de concretagem para depois fazer a terraplanagem e a retirada do aterro para que o rio volte para sua calha original”, explica o engenheiro e fiscal da obra.

 

O investimento que viabiliza o percurso mais próximo entre a cidade de Penedo e a região da Ponta Mofina tinha, em seu projeto inicial, uma estrutura de aproximadamente 12 metros de extensão, mas o inverno de 2022 foi tão rigoroso que ampliou a distância entre as margens do afluente do Velho Chico.

 

O desastre natural exigiu uma readequação no projeto para fazer uma ponte que terá 53 metros de extensão, obra prevista para ser concluída até o final deste ano.

 

 

 

por Fernando Vinícius – Secom PMP

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.