Secretário de Saúde Guilherme Lopes reforça ações contra Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) da Prefeitura de Penedo trabalha no combate a pandemia de Covid-19, com a ações como a vacinação do público-alvo e fiscalização do cumprimento das ações planejadas para salvar vidas.

Com a vacinação contra Covid-19 no município, cujas doses recebidas são aplicadas 100% no público alvo da campanha, que são profissionais da saúde e idosos, Penedo se destaca no estado pela eficiência com relação à imunização.

De acordo com o Secretário de Saúde Guilherme Lopes, 4.164 doses de vacina foram repassadas para Penedo até agora, sendo que 3.603 já foram aplicadas, número que inclui a segunda dose para os se já se enquadram no período de tempo entre as duas aplicações.

Com isso, Penedo cumpre o objetivo de vacinar a população contra Covid-19, estando entre os municípios que mais vacinaram em Alagoas.

Centro de Especialidades Médicas

Outra boa notícia para a população penedense é o avanço nas obras do antigo SEMEP, que passará a funcionar como um moderno Centro de Especialidades Médicas.

Também serão instalados no novo local o Centro de Saúde da Mulher e o Laboratório Municipal, referência em Alagoas por sua estrutura de atendimento a população.

Restrições

O Secretário Guilherme Lopes também falou sobre as restrições impostas pela Fase Vermelha do Protocolo de Distanciamento Social, medida que entra em vigor a partir da meia-noite de sexta-feira, 18.

Entre as novas restrições está a proibição de acesso às praias, rios e clubes nos fins de semana e o fechamento de lojas nos sábados, domingos e segundas-feiras.

“Temos novas diretrizes a cumprir, não é uma decisão fácil, mas com 83% dos leitos de UTI ocupados em todo estado foi a medida necessária, na qual o governador procurou prejudicar ao mínimo o setor econômico do estado”, destacou Guilherme Lopes durante entrevista à rádio Nova Farol FM.

Em Penedo, a lotação de leitos de UTI da Santa Casa e da UPA estão 100% ocupados, serviço que atende, além da população penedense, pacientes de outros municípios, conforme regulação do Governo do Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde coloca à disposição para a população penedense, para assuntos relacionados com a pandemia de Covid-19, o contato de whatsapp 82 993998360, apenas para mensagens.

Remédios e fraldas

De acordo com o Secretário Guilherme Lopes, os itens que estão em falta como alguns remédios e fraldas descartáveis já estão sendo providenciados por meio de uma compra emergencial, no qual foram adquiridos itens no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).

Também foram comprados remédios através de compra consorciado pelo Conisul – Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas.

A demora para a chegada desses produtos refere-se aos problemas oriundos da pandemia de Covid-19, que desde março de 2020 assola todo o mundo, causando problemas em toda infraestrutura e logística, inclusive da indústria farmacêutica.

Guilherme Lopes também anunciou a continuidade e ampliação do Programa Redenção, grande legado da gestão Marcius Beltrão/ Ronaldo Lopes e um dos responsáveis pelo baixo número de óbitos ocorridos em Penedo em comparação com outros municípios, tanto de Alagoas, quanto a nível nacional.

 

por Thiago Sobral – Decom PMP

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.