Penedo preserva memória da passagem de Dom Pedro II em expedição pelo Rio São Francisco

Às margens do Rio São Francisco, a cidade de Penedo, na região sul de Alagoas, é um destino turístico bastante procurado por sua relevância histórica. Foi por aqui que o imperador Dom Pedro II passou em 1859, durante sua expedição pelas cidades ribeirinhas do Velho Chico.

O destino da comitiva eram as cachoeiras de Paulo Afonso, na Bahia. A Rota do Imperador refaz parte desse trajeto e o local onde Dom Pedro II se hospedou, que ficou conhecido como Paço Imperial.

Em entrevista à Gilka Mafra, no programa Isso é Alagoas, o diretor de turismo da cidade, Maik Zuretta, relata os aspectos geográficos e históricos da visita do monarca ao estado. “Tentando desbravar o rio São Francisco, ele passou e se hospedou aqui em Penedo. Toda história nós temos aqui e todo acervo no próprio paço imperial”.

https://g1.globo.com/al/alagoas/video/penedo-preserva-memoria-da-passagem-de-dom-pedro-ii-em-expedicao-pelo-rio-sao-francisco-9975659.ghtml

O visitante que quiser conhecer a Rota do Imperador pode fazer um passeio guiado com duração de cinco horas em uma embarcação com tripulantes caracterizados. Quem conta toda história é um guia turístico vestido com os trajes de Dom Pedro II.

A parada principal é na Ilha do Imperador, próximo ao porto de Penedo, onde os visitantes podem descer do catamarã. No local há estrutura de receptivo com redário, cama suspensa, balanço e serviço de bar. O almoço pode ser servido na embarcação ou no leito do rio.

 

por Heliana Gonçalves – G1/AL

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo