Sinteal solicita à SEDUC audiência sobre Fundeb 2022

Na manhã desta terça-feira (10), depois de publicar nota oficial se posicionando sobre o não rateio do FUNDEB de 2022 em Alagoas, a direção do Sinteal esteve na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para protocolar ofício solicitando audiência com o novo secretário da pasta para cobrar esclarecimentos sobre as informações publicadas pela própria gestão.
Izael Ribeiro, presidente do Sinteal, explica que há questionamentos importantes. “Encontramos alguns equívocos. Eles afirmam que pagaram aposentados e aposentadas com os recursos do FUNDEB, o que não é permitido por lei. Também mencionam o aumento de carga horária dos servidores e das servidoras da educação como fator que pesou para que não sobrassem recursos, só que essa demanda não foi efetivada”.
Além do FUNDEB, também foi reforçado – e relembrado – o ofício, enviado no último dia 06 de janeiro, solicitando a abertura da mesa de negociações deste ano. Também está na pauta de luta a questão da mudança de letra dos funcionários e das funcionárias da educação. “De acordo com o plano, a mudança acontece de três em três anos, mas. a partir da luta do Sinteal e da categoria, conseguimos a quebra do interstício e mudamos no ano passado, e também vamos mudar este ano”, alertou a vice-presidenta do Sinteal, Consuelo Correia.
O objetivo dessa luta é reduzir a perda que aconteceu para a categoria quando foi levada do quadro geral para o quadro da educação. “Trazer esses companheiros e essas companheiras para a educação foi uma grande conquista da nossa luta, afinal somos todos educadores e educadoras. Mas é necessário fazer os ajustes na legislação para que não haja retrocessos”.
Também está na pauta no pedido da reunião o aumento da jornada com aumento de salário (tanto de professores/as, quanto de funcionários/as), prometida pelo Governo do Estado em 2022, e que ainda não foi consolidada.
Fonte: Assessoria



