Penedo é o primeiro município alagoano a assinar o termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Alagoas

A Prefeitura de Penedo e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) ampliaram as ações de proteção à primeira infância nesta sexta-feira (4). O termo de cooperação técnica foi assinado no auditório do Fórum de Penedo e contou com a presença do prefeito Ronaldo Lopes, do desembargador presidente Fábio José Bittencourt e da juíza da Infância e Juventude da Comarca de Penedo, Marina Gurgel.

 

O ato contou com a participação de diversas autoridades que atuam em defesa da criança e do adolescente. A partir de agora, a Prefeitura de Penedo vai atuar diretamente no instituto da entrega voluntária para adoção, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) desde 2017. Por meio da cooperação técnica, o Município terá uma equipe atuando diretamente nessa área, com o intuito de acolher, orientar, acompanhar e garantir o sigilo para as mães que optarem pela entrega voluntária.

 

“Essa parceria vai nos ajudar a evitar que as mães e os pais que tiveram uma gravidez indesejada abandonem os filhos ou deixem de protegê-los de forma adequada, exatamente naquele período em que a criança está formando a sua personalidade e o seu cérebro. É um período em que ela mais precisa de proteção, e muitas vezes acaba sendo abandonada. Além disso, quando vai para a adoção, como temos um abrigo aqui em Penedo, a dificuldade é muito grande para encontrar pais que queiram adotar aquelas crianças já crescidas, já com a formação pessoal. Com esse fortalecimento da rede, através da assinatura do termo de cooperação técnica, tenho certeza de que a adoção e essa busca por famílias para as crianças nascidas em Penedo serão muito mais eficientes, evitando sofrimento para as crianças”, enfatizou Ronaldo Lopes durante o ato de assinatura.

Foto: TJ/AL

 

Penedo é o primeiro município alagoano a assinar o termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Alagoas para ampliar e fortalecer a rede de apoio à criança e ao adolescente por meio da entrega voluntária para adoção. O ato trouxe à cidade o desembargador presidente do TJ/AL, Fábio José Bittencourt.

 

“Exatamente, a adoção mais rápida que todas as crianças têm é de um a três meses de nascimento. Isso é importante, muito importante para a infância, para o desenvolvimento dela e também para que não haja um abrigamento dessas pessoas pequenas, que merecem todo o apoio dos brasileiros e do Estado”, pontuou o magistrado.

 

Capacitação sobre o tema

 

No início desta semana, no Theatro Sete de Setembro, a rede de proteção de Penedo se reuniu para participar de uma capacitação sobre a entrega voluntária para adoção. O encontro foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Penedo. A juíza da Infância e Juventude da Comarca de Penedo, Marina Gurgel, foi uma das palestrantes e, nesta sexta-feira (4), também participou da assinatura do termo de cooperação técnica.

Foto: TJ/AL

“Essa é uma amostra da atuação conjunta do Poder Judiciário e da Prefeitura de Penedo na valorização da primeira infância e no cumprimento do pacto legal, que é lei e é baseado na medicina, em respeito à necessidade de agilizar os processos, tratando-se de crianças ainda na primeira infância. Isso é o futuro de Penedo e a formação do Poder Judiciário”, encerrou a magistrada.

 

 

Por Secom PMP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.