Número de crianças com Covid-19 aumenta mais de 100% em Alagoas
O número de casos de crianças com Covid-19 aumentou mais de 100% em Alagoas neste ano. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), só neste mês, três bebês morreram vítima da doença.
Um dos bebês que que teve Covid foi o Heitor. A mãe do menino, a maquiadora Gislane Miranda contou que o filho pegou a doença depois que nasceu, quando já estava internado no hospital.
“Fiz o acompanhamento direitinho no pré-natal e tive uma gravidez tranquila. Durante o parto, tive complicações e ele demorou um pouco para nascer, teve uma série de complicações e teve que ir para a UIT. Imagine pra mim como mãe vendo meu filho na UTI lutando pela vida e durante esse processo ele ainda foi contaminado por Covid?”, relata.
O filho da Gislane deixou a UTI recuperado da Covid dias depois. Assim como ele, muitos bebês tem adoecido em Alagoas. De acordo com a Sesau, no ano passado, foram registrados 2.802 casos de crianças com idade até dez anos que tiveram a doença. Até junho deste ano, foram 6.310 casos.
Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de quarta-feira (30) mostram que dois bebês que moravam no interior do estado morreram de Covid em um período de 24 horas.
A médica infectologista Auriene Oliveira disse que alguns fatores podem estar fazendo com que o número de crianças com a doença aumente. “Primeiro é que as pessoas estão cansadas do isolamento, tem também a reabertura das escolas e o fato de que mais adultos estão adoecendo então mais crianças são contaminadas”, observa.
A infectologista orienta sobre como os pais ou responsáveis devem agir. “Os pais devem ficar atentos aos dias de febre e aos sintomas respiratórios. As crianças com mais de três dias de febre ou com sintomas respiratórios precisam ser levadas ao médico”, falou.
Fonte: G1/AL



