Fiocruz faz acordo novo por IFA para 70 mi de doses

A Fiocruz informou nesta quinta-feira (1º) que assumiu com a AstraZeneca novo compromisso para aquisição de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) adicional suficiente para a produção de mais 20 milhões de doses da vacina contra a Covid.

Somado a outro contrato que já tinha sido assinado, a fundação agora já tem compromissos para matéria-prima de mais 70 milhões de doses.

A farmacêutica e a Fiocruz já haviam assinado um contrato este mês para aquisição de IFA adicional que permite a produção de cerca de 50 milhões de doses. Elas farão parte das entregas do segundo semestre juntamente com a produção nacional. “Com o novo compromisso, a Fiocruz poderá então produzir 70 milhões de doses adicionais ao longo do segundo semestre, adicionalmente às doses que serão produzidas com o IFA produzido no Brasil”, disse a Fiocruz, em comunicado.

Calendário

Segundo o compromisso firmado, as novas remessas de IFA para a produção de 20 milhões de doses têm previsão de serem enviadas ao longo dos meses de agosto e setembro, o que garantiria uma produção contínua no segundo semestre. De acordo com a Fiocruz, isso elimina o risco de interrupção por falta de insumo. Os demais lotes, necessários para a produção das 50 milhões de doses restantes, serão enviados nos meses seguintes, de outubro a dezembro.

No total, já foram pela Fiocruz entregues 65,9 milhões de doses ao PNI, incluindo 4 milhões de doses prontas da vacina do Instituto Serum, da Índia. Com o IFA já disponível na Fundação, estão garantidas entregas semanais até 23 de julho.

O anúncio aconteceu em reunião ocorrida esta semana entre a AstraZeneca e o Ministério da Saúde, com participação da Fiocruz. Estiveram presentes o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot; o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; e o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Mario Moreira.

“Sabemos o quanto tem sido difícil obter insumo adicional, dado o cenário internacional de escassez de vacinas e insumos. A aquisição do IFA adicional para a produção de mais 70 milhões de doses é resultado do esforço e empenho institucional, bem como da parceria que a AstraZeneca tem tido conosco desde o início, compreendendo a urgência de uma produção contínua e acelerada em nosso país”, disse a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Durante a reunião, foi definido um grupo técnico de trabalho para avaliar uma colaboração da Fiocruz no esforço global de superação da pandemia.

 

Fonte: G1

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo