Motoristas e cobrador não vacinados contra a Covid são suspensos do trabalho
Dois motoristas e um cobrador que fazem transporte intermunicipal de passageiros foram suspensos na manhã desta segunda-feira (30) porque não comprovaram que se vacinaram contra a Covid-19, como determina a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). Um veículo também foi apreendido
A exigência da comprovação foi estabelecida em um decreto que torna a imunização obrigatória para esses profissionais. Nesta manhã, fiscais da Arsal deram início à fiscalização para cumprimento da medida.
A ação conta com várias equipes distribuídas pelo estado. Segundo a Agência, os veículos são abordados e os trabalhadores precisam comprovar que tomaram pelo menos uma dose, por meio do cartão de vacinação ou do app Conecte SUS
O veículo foi apreendido no Terminal Rodoviário de Maceió. A Arsal informou que ele só será liberado quando os trabalhadores procurarem o posto da Agência Reguladora no terminal com o comprovante de vacinação. Não haverá multa.
Antes da fiscalização, foi feita uma campanha de orientação para os trabalhadores. Também foi realizada uma reunião para explicar sobre a determinação.
A Arsal informou que este foi um mecanismo encontrado para identificar condutores que ainda não se vacinaram e afastar das atividades os profissionais que possam colocar em risco a segurança sanitária dos usuários.
Além disso, o órgão busca fazer um diagnóstico da adesão dos transportadores ao plano de imunização do governo estadual.
A medida segue uma lei federal que determina a vacinação obrigatória e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinaram o mesmo.
Fonte: G1/AL



