Vigilância Sanitária fiscaliza o cumprimento de medidas contra Covid-19 em Penedo

Com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas adotadas nos níveis estadual e municipal, para evitar a propagação do Novo Coronavirus (Covid-19), além de orientar a população e os empresários, a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, realiza visitas periódicas em estabelecimentos comerciais e bancários de Penedo.

De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Ângelo Mendes, o trabalho inicialmente é educativo, visando informar sobre a importância de cumprir as normas que constam nos decretos municipal e estadual sobre o combate à transmissão da doença.

Porém, em caso de resistência no cumprimento da lei, poderá ocorrer a aplicação de multas estabelecidas no Código Tributário Municipal, assim como outras medidas cabíveis.

Para reforçar a fiscalização, funcionários da Vigilância Sanitária estiveram em agências bancarias e casas lotéricas, verificando o uso de álcool em gel ou a higienização das mãos dos clientes que adentram os locais e o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5 metros, entre as pessoas, na fila de acesso.

A equipe da Vigilância Sanitária também visitou supermercados, mercadinhos e o Mercado Municipal da Carne para supervisionar o recebimento e a procedência de produtos.

Reunião com empresários

De acordo com Ângelo Mendes, durante as visitas os fiscais observam o distanciamento mínimo de 1,5m entre uma pessoa e outra nas filas, além do uso da máscara e disponibilização de álcool em gel.

As equipes volantes também observam os estabelecimentos que devem estar fechados, de acordo com o que foi estabelecido no decreto estadual, enquanto durar a pandemia.

O Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal enfatiza que foi realizada uma reunião com todo o segmento empresarial penedense, com a presença também dos gerentes das agências bancárias, recebendo uma resposta positiva de todos com relação ao entendimento da necessidade das medidas adotadas.

Porém, parte da população usuária insiste em desrespeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metros, facilitando a propagação do coronavírus.

“Apesar de nossas orientações, muitos insistem em não obedecer. Nestes casos não teremos outra opção, a não ser multar os estabelecimentos que são os responsáveis por organizar o acesso e evitar aglomerações”, destacou.

Recentemente em Alagoas foram estabelecidas novas regras de combate ao Covid-19, a exemplo do uso obrigatório de máscara nas ruas, proibição de permanência em logradouros públicos e a permissão apenas de uma pessoa entrar nos estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar. Além de proibir o acesso a praias, rios, lagos, praças, entre outros, sendo mantidas as proibições anteriores.

 

por Thiago Sobral – Decom (PMP)

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.