ANP faz 12 interdições em postos de combustíveis no estado

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou 12 interdições em postos de combustíveis em Alagoas durante uma fiscalização que durou 10 dias, nas cidades de Maceió, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema e Satuba.

Foram vistoriados 36 postos no estado entre os dias 7 e 17 de março. A ação aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, por causa do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (18).

As irregularidades encontradas e as interdições foram as seguintes:

  • Etanol fora das especificações da Agência: 4 bicos abastecedores e 1 tanque de um posto
  • Bomba baixa (fornecer menos combustível do que o registrado na bomba): 3 bicos de dois postos (1 posto teve 1 bico interditado e o outro, 2)
  • Más condições de funcionamento: 2 bicos em dois postos (1 bico em cada)
  • Instalações e equipamentos em desacordo com a legislação: 2 bicos de um posto

Além das interdições, a fiscalização aplicou 25 atuações por falta de atualização cadastral; posto bandeira branca ostentando marca de distribuidora; ausência de termodensímetro; falta de instrumentos de análise da qualidade dos combustíveis e para o teste de volume e ausência de painel de preços.

Os fiscais da ANP focaram na verificação de obrigações estabelecidas nas normas da Agência que possuem maior impacto aos consumidores, como o atendimento aos padrões de qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas, disponibilidades e adequação dos equipamentos e informações sobre preços.

Em todo o país, os fiscais realizaram mais de 4.500 testes de qualidade dos combustíveis e verificaram mais de 10 mil bicos abastecedores.

 

Fonte: G1/AL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo