Rios transbordam e causam alagamentos no interior de Alagoas

A chuva que atinge Alagoas desde sexta provocou transbordamento de rios e lagos em pelo menos 10 municípios do interior do Estado neste sábado (2). Moradores temem que o cenário de junho de 2010, quando uma enchente arrasou 19 municípios de Alagoas, se repita. O Estado tem dois alertas de chuvas válidos até domingo.

 

A Defesa Civil Estadual ainda não atualizou o balanço com o número de afetados. Até a sexta-feira (1), Alagoas tinha mais de 14 mil desabrigados e desalojados pelas chuvas constantes desde a última semana de maio.

 

O Corpo de Bombeiros não registrou mortos e feridos nas últimas 48 horas.

 

Trechos de rodovias federais e estaduais foram interditados devidos aos danos causados pelo temporal. O coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés, alertou sobre o risco nas estradas (assista acima).

 

Rio Mundaú

 

Em União dos Palmares, na Zona da Mata, o nível do rio Mundaú chegou a 8,70 metros às 12h, muito acima da cota de transbordamento, que é de 5,80 metros. A previsão é que o rio continue subindo durante a tarde.

 

União dos Palmares, São José da Laje, Santana do Mundaú, Branquinha, Murici e Rio Largo fazem parte da bacia hidrográfica do rio Mundaú. Essas cidades foram bastante afetadas pela enchente de 2010.

 

As prefeituras disponibilizaram abrigos para moradores afetados pelas chuvas, mas ainda não há o número de desabrigados e desalojados.

 

Rio Paraíba

 

O nível do rio Paraíba se mantém acima da cota de transbordo nos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro e Capela. Há risco de transbordamento da calha principal do rio em Atalaia.

 

Lagoas Mundaú e Manguaba

 

Os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba estão em elevação. A lagoa Manguaba atingiu a cota de transbordo na manhã deste sábado no município de Marechal Deodoro e permanece com tendência de elevação. Com isso, há risco de transbordamento nos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Maceió e Coqueiro Seco.

 

Rio Jacuípe

 

O nível do rio Jacuípe ultrapassou a cota de transbordo e permanece com tendência de elevação, atingindo o município de Jacuípe neste sábado.

 

Rio Coruripe

 

O rio Coruripe atingiu a cota de transbordo em alguns pontos e permanece em elevação, impactando os municípios da bacia. A barragem de Coruripe e o açude Igaci estão vertendo, impactando no município de Coruripe.

 

Rios São Miguel, Jequiá, Conduípe, Traipú, Dois Riachos e Capiá

 

Os rios São Miguel, Jequiá, Conduípe, Traipú, Dois Riachos e Capiá estão em elevação, com pontos de transbordo e mantém o risco de transbordamento.

 

Rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba

 

Os rios Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba estão em elevação, com pontos de transbordo de suas respectivas calhas e mantém o risco de transbordamento.

 

Rio Ipanema

 

O nível do rio Ipanema está elevado porém com tendência de estabilização e diminuição durante este sábado. Existe a necessidade de monitoramento contínuo na região.

 

 

 

Fonte: G1/AL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo