Lavagem do Bonfim resgata manifestações da cultura afro em Penedo

A comunidade remanescente quilombola Senhor do Bonfim reuniu moradores dePenedo e visitantes para os tradicionais festejos do bairro popularmente conhecido como Oiteiro.

 

Durante a tarde de domingo, 28, manifestações da cultura afro movimentaram a localidade, começando com a celebração marcada por canções do candomblé e a lavagem das escadarias do Mirante e da Igreja do Senhor do Bonfim.

 

Após o ritual que mistura cultura popular e sincretismo religioso, mulheres que integram o grupo do CRAS Senhor do Bonfim se apresentaram para o público.

 

Em seguida, o frevo tomou conta do Oiteiro, junto com os bonecos gigantes que animam os blocos de carnaval na cidade que tem uma série de prévias até a Sexta-Feira de Carnaval, quando acontece o desfile de blocos, batucadas, orquestras e a lavagem das escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos.

 

 

 

Fonte: SECOM PMP

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.