TRE/AL inicia treinamento de técnicos para as eleições municipais

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deu início ao treinamento dos 230 técnicos de eleição que serão responsáveis pela preparação e manutenção de mais de sete mil urnas eletrônicas em todo o estado durante o pleito deste ano. A formação é coordenada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e visa preparar os técnicos para lidar com possíveis imprevistos no dia da eleição, garantindo o pleno funcionamento dos equipamentos.
O treinamento é realizado em duas etapas: uma teórica, na qual os técnicos recebem instruções sobre o funcionamento das urnas e os desafios que podem surgir, e uma prática, onde eles têm a oportunidade de manusear os equipamentos e aprender a solucionar problemas como atolamento de papel, falhas no cartão de memória e substituição de urnas.
Segundo Adeilton dos Santos, servidor da Seção de Informações e Sistemas Eleitorais (SISE), a função dos técnicos é essencial para o sucesso das eleições. “O técnico é responsável por garantir o funcionamento da urna no dia das eleições. Ele estará habilitado a realizar manutenções simples, e alguns deles ainda irão treinar os mesários voluntários”, explicou.
O treinamento começou na última sexta-feira (6) e prossegue até a próxima semana, com o objetivo de capacitar todos os envolvidos no processo eleitoral em Alagoas.
Fonte: Gazetaweb