SEMS Penedo informa sobre caso suspeito de varíola dos macacos

Sobre o caso suspeito de varíola dos macacos, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMS informa todo o protocolo relacionado ao um paciente atendido na UPA de Penedo.

 

Trata-se de uma pessoa do sexo masculino e 19 anos de idade que residia desde março de 2020 no município de Macaé, estado do Rio de Janeiro, onde começou a apresentar sintomas relacionados à varíola dos macacos e retornou para Penedo a aproximadamente 15 dias.

 

Ele teve febre de início súbito, perda ponderal de aproximadamente 20 kg, adenomegalia, erupção cutânea, cefaleia, astenia/fraqueza, dor de garganta e artralgia.

 

Na quinta-feira, 04 de agosto, o paciente ainda apresentava erupções cutâneas e artralgia, sendo submetido a exames preliminares para descartar outras infecções com os sintomas semelhantes.

 

O paciente foi encaminhado para a UPA onde permaneceu em isolamento, aguardando regulação para ser transferido para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Maceió, para onde foi transferido na sexta-feira, 05, às 07h30.

 

No HDT, ele recebeu atendimento médico e passou por coleta de material para a confirmar ou descartar a doença, sendo liberado para casa, onde está em isolamento domiciliar por 21 dias. Os familiares também serão monitorado e não precisam de isolamento.

 

Vale ainda ressaltar que a Vigilância em Saúde da SEMS foi informada sobre o caso suspeito na tarde de 04 de agosto, às 16h10. Cumpridos os procedimentos de praxe, o CIEVS da Sesau Alagoas foi comunicado sobre o caso às 17h50.

 

Segundo o Secretário Epitácio Correia, a pasta que administra está implementando a estratégia para atender as especificidades da doença.

 

SINTOMAS E PREVENÇÃO

 

A transmissão da varíola ocorre por contato direto com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados do paciente, como roupas de cama, e costuma gerar os seguintes sintomas iniciais:

 

  • febre;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • dor nas costas;
  • gânglios (linfonodos) inchados;
  • calafrios;
  • exaustão.

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas com sintomas da doença devem procurar atendimento médico caso apresentem algum sintoma suspeito, e emitiu as seguintes recomendações:

 

  • Mantenham uso de máscaras, principalmente em ambientes com indivíduos potencialmente contaminados com o vírus;
  • Afastem-se de pessoas que apresentem sintomas suspeitos como febre e lesões de pele-mucosa (erupção cutânea, que habitualmente afeta o rosto e as extremidades e evolui de máculas para pápulas, vesículas, pústulas e posteriormente crostas);
  • Usem preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, vaginal, anal) uma vez que a transmissão pelo contato íntimo tem sido a mais frequente;
  • Estejam alertas para observar se sua parceria sexual apresenta alguma lesão na área genital e, se presente, não tenham contato;
  • Procurem assistência médica, caso apresentem algum sintoma suspeito, para que se estabeleça diagnóstico clínico e, eventualmente, laboratorial.

 

 

 

Fonte: Secom PMP com Assesoria SEMS

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.