Turismo de Penedo segue aquecido com ações para consolidar o destino
Penedo é um destino que oferece uma das experiências mais completas para viajantes. Num só lugar, é possível visitar desde monumentos históricos construídos no período colonial até fazer um passeio pelo Rio São Francisco e testemunhar um pouco de toda a sua beleza e magnitude.
Promover os mais conhecidos e outros atrativos penedenses é um desafio que o Secretário de Turismo, Jair Galvão, vem encarando com entusiasmo e resultados positivos no setor.
As ações que o governo Ronaldo Lopes desenvolve gera mudanças visíveis no segmento, impactando desde o comércio local até aos visitantes que têm a oportunidade de viver uma experiência completa e mágica em um dos destinos mais completos de Alagoas.
O gestor da Setur explica que a mudança é resultado da atuação em três frentes importantes: qualificação, estruturação e posicionamento do Destino Penedo para turistas.
Na estruturação e qualificação da cidade, o trabalho veio com a melhoria dos equipamentos históricos, ambientais, paisagísticos e culturais, de modo a torná-los produtos turísticos.
“Para isso abrimos as igrejas, museus e equipamentos culturais parceiros, ampliamos seus horários de funcionamento, especialmente nos finais de semana, colocamos pessoal treinado para atender ao público”, explica Jair Galvão.
Em parceria com instituições formadoras de mão de obra, a Prefeitura de Penedo também investe em cursos de qualificação para criar profissionais do setor do turismo, além de oferecer cursos específicos para gestores hoteleiros, donos e empresários da cidade.
“A terceira frente foi posicionar o Destino Penedo fora daqui. É necessário centrar foco em ações de marketing e publicidade, apresentando que a cidade está pronta para promover uma experiência única para quem vem conhecer”, acrescenta o Secretário de Turismo de Penedo.
Aqui o trabalho está em promover presença virtual, ranqueando Penedo nas redes sociais, posicionando a marca do destino em páginas de pesquisa.
“Produção de conteúdo profissional e que mostre todo o nosso potencial, preenchendo a lacuna que projetará nossa cidade para o mundo. Melhorar a relação com os nossos influenciadores digitais, engajando estrategicamente com objetivo específico, alcançando o público certo”.
Ao mesmo tempo, o trabalho acontece em parceria com sites de viagem, operadoras de turismo nacionais e internacionais, inserção nos canais de distribuição, e em plataformas que estão oferecendo hospedagem por todo o mundo.
“Penedo é naturalmente vocacionada ao turismo de eventos. Além de ser um centro de convenções a céu aberto, há aqui diversos espaços para receber eventos de todos os portes, de forma muito confortável e estruturada para quem vem. O Centro de Convenções, o Theatro 7 de Setembro, diversas salas e auditórios, todas climatizadas e iluminadas, preservadas pela prefeitura ou com o apoio do poder público. Nosso esforço é posicionar a cidade no público certo”, afirma Jair Galvão.
E toda essa movimentação tem impacto direto na economia do nosso município. “Cada evento desses gera impacto imediato e uma divulgação espontânea, porque rede social é o atual boca a boca. Cada celular ligado, cada vídeo, foto, repost significa um link para pessoas diferentes. Com isso, vamos preenchendo o ano com uma programação de gabarito, ampliando o raio e despertando o interesse do viajante”, finaliza o gestor da Setur Penedo.
por Patrícia Machado com Secom PMP