Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia na segunda-feira (10), em Maceió

A Prefeitura de Maceió dá início na próxima segunda-feira (10), à campanha de vacinação contra a Influenza de 2023. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção, na população-alvo da vacinação. A campanha será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 30 de abril.

 

Segundo a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.

 

“A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a Influenza. Essa vacinação de 2023 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B e é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus”, explica a gerente de Imunização, ao lembrar que as pessoas devem levar seu cartão de vacinação quando se dirigirem até um dos locais para se imunizar.

 

Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.

 

Locais de vacinação

 

A vacina é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió e com vacinação volante em dias específicos nas seguintes unidades:

 

USF Robson Cavalcante (Benedito Bentes) – Quinta;
USF Village Campestre I – Segunda, Terça e Quarta;
USF Denisson Menezes (Cidade Universitária) – Terça e Quinta;
US Jorge Duarte Quintela (Graciliano Ramos) – Segunda, Terça e Quarta;
USF Helvio Auto (Trapiche) – Terça e Quarta;
USF Guaxuma – Quinta.

 

A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:

 

Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;

Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;

Brota na Grota – das 9h às 16h.

 

Cadastro de idosos acamados

 

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

 

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

 

Recomendações

 

Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência), sob supervisão médica, preferencialmente.

 

Para este público, deverá ser realizado agendamento com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Hospital da Mulher, através dos telefones (82) 3315-2983/3131-1385 ou através do email: criealagoas@gmail.com, anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.

 

Confira público-alvo da campanha e documentação necessária.

 

Confira lista de comorbidades contempladas.

 

 

 

*Com Assessoria

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo