Festival de Música de Penedo lança edital e abre inscrições para a 2ª Mostra Autoral Velho Chico
Já foi dada a largada para a edição de 2023 do Festival de Música de Penedo (FEMUPE), que acontecerá entre os dias 17 a 21 de outubro. Junto ao festival será realizada também a 2ª Mostra Autoral Velho Chico.
Compositores podem realizar as inscrições até o dia 3 de agosto no site oficial do festival, acessando aqui, ou na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo, na Rua Damazo do Monte, nº 144, Centro Histórico, Penedo, de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Para participar, os candidatos terão que ser maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, ou também estrangeiros com permanência legalizada no Brasil e com residência comprovada há 1 ano completados até a data da inscrição. É importante ressaltar que os candidatos devem ser Microempreendedor Individual (MEI) com finalidade cultural ou pessoa física representada por MEI com finalidade cultural.
No total, 16 composições vão integrar a Mostra. Quem for selecionado receberá cachê de R$1.000 por música escolhida, lembrando que cada artista pode ter até duas escolhas. Serão considerados os critérios de singularidade e originalidade; caráter inovador; qualidade artística e técnica; adequação do trabalho à sua proposta estilística; e diversidade.
A Mostra de Música Autoral Velho Chico faz parte da programação do Festival de Música de Penedo e, de acordo com o coordenador Vanilson Coelho, pretende estimular e difundir a produção musical autoral em seus diferentes gêneros. “A perspectiva para este ano é que haja mais participantes pelo fato de muitos já conhecerem a mostra. A mostra de 2022 foi um sucesso e, com certeza, os músicos já estão aguardando o edital deste ano. Tivemos inscritos de Alagoas e de outros estados, como Sergipe, Paraná e São Paulo”, completou.
Na edição do ano passado, Vanilson Coelho ressalta que houve uma boa participação de artistas penedenses. “Tivemos mais de 40% de participação de músicos de Penedo e região. Isso foi muito bom para o festival, porque não tínhamos na programação a música popular daquela região ribeirinha. Nossa proposta é incentivar a música autoral entre os ribeirinhos. Por isso foi muito importante a mostra realizada em 2022”, revelou Coelho.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância de apoiar esse tipo de iniciativa. “O apoio a eventos como o Festival de Música de Penedo é uma maneira concreta de investir no talento e na cultura alagoana, impulsionando a formação de novos artistas e valorizando nossa identidade cultural”, disse.
“Esse festival, que já se tornou um evento tradicional em nossa região, é uma vitrine para os talentos musicais locais e uma oportunidade de promover o intercâmbio cultural entre artistas de diferentes partes do país. Além disso, o Festival de Música de Penedo contribui para o desenvolvimento econômico da região, atraindo turistas e gerando oportunidades de negócios para os empreendedores locais.”, destacou a secretária.
A Mostra de Música Autoral Velho Chico será dia 19 de outubro, no Largo de São Gonçalo, no Centro Histórico de Penedo. Para quem não puder estar pessoalmente, o Festival de Música de Penedo irá transmitir ao vivo as apresentações desse ano e ficará disponível em período definido pela comissão organizadora.
por Ryan Charles / Ascom Secult com Simoneide Araújo / Ascom Ufal