Comissão dðs ACS e ACE de Penedo realizam encontro com lideranças do CONACS e da FEDACS
As lutas que vêm sendo realizadas em nível nacional pela busca e garantia dos direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias estão sempre sendo discutidas na cidade de Penedo-AL, por meio da atuação da Comissão dos Agentes de Saúde e de Combate às Edemias de Penedo.
O evento que teve o apoio do Prefeito Ronaldo Lopes, que entendendo a importância desse momento, facultou o ponto dos servidores destas duas categorias por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para que todos pudessem participar na manhã desta sexta-feira (04), na Câmara Municipal de Vereadores de Penedo.
Estiveram presentes no evento Ilda Angélica, Presidente da Confederação Nacional dos ACS e ACE – CONACS e Jader Albuquerque, Presidente da Federação dos ACS e ACE de Alagoas – FEDACS, além do Vereador Rodrigo Regueira, do Coordenador Técnico da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Marcones Firmino e Ewelyn Ferreira representando Secretária Wanina Mendonça.
Um momento importante e muito esperado pelos ACS e ACE, foi quando a representante nacional Ilda Angélica, fez uso da palavra e falou sobre a verba que vem como incentivo ou 14⁰ como muitos chamam.
A líder nacional explicou que essa verba não tem caráter obrigatório para ser paga. Que a lei não especifica que a gestão deve pagar, mas que também não a proíbe, caso queira.
Ilda esclareceu que é importante que haja um diálogo com a gestão para se conseguir. Argumentando que esse recurso sendo pago como incentivo para o ACS e o ACE, todos irão trabalhar com mais ânimo, com mais vontade, sentindo-se valorizados. Que no momento o caminho é esse; o diálogo.
O líder da Comissão dos ACS e ACE em Penedo, Márcio Monteiro, disse que é nessa linha de pensamento que a Comissão atua:
“Ano passado negociamos com a gestão e conseguimos pouco mais de 40% do incentivo como pagamento. Esse ano já inicianos as negociações e estamos em tratativas. Nosso pensamento é de avançarmos para um percentual bem maior, esse ano”.
Marcio também falou da importância de trazer Ilda Angélica e Jader Albuquerque para Penedo, mais uma vez:
“São dois grande líderes que temos lutando pelas nossas categorias. Não podemos deixa-los sozinhos, estamos juntos nessa caminhada. Nos sentimos honrados em termos Ilda e Jader em nossa cidade e com a presença deles atualizarmos os nossos colegas ACS e ACE sobre as pautas que estão sendo discutidas em nível nacional”, disse Monteiro.
“Quero deixar os meus agradecimentos em nome da nossa Comissão aos nossos ACS e ACE que se fizeram presentes, ao Presidente da Câmara, Manoel Messias Lima, pela liberação do espaço, aos funcionários dessa Casa Legislativa que nos acolheram tão bem, ao Prefeito Ronaldo Lopes que apoiou o nosso evento e por meio da Secretaria Municipal de Saúde nos liberou para que todos pudessem comparecer a esse momento importante e ao apoio do Secretário Executivo da Saúde do Estado de Alagoas, Guilherme Lopes”, finalizou o líder da Comissão.
por Luis Dantas