CRB diminui distância para o G4, e chances de acesso aumentam
As rodadas vêm e vão, mas o CRB, matematicamente, segue na briga pelo acesso. Após uma 30ª rodada desastrosa, onde os resultados não colaboraram, o Galo finalmente teve uma rodada boa, na 31ª, o que motiva o clube na briga pelo acesso. Com a vitória sobre o Ceará e os tropeços de adversários diretos, o time regatiano tem seis pontos de distância para o quarto colocado.
O primeiro time dentro do G4 ainda é o Guarani, que, com o empate com o Vila Nova, dentro de casa, alcançou os 54 pontos. Já o CRB, que derrotou o Ceará por 2 a 0, agora tem 48 pontos.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances regatianas de acesso praticamente dobraram. Na semana passada era de 4,7%. Hoje, o CRB tem 8,8% de possibilidade. Na tabela, o Galo ainda ultrapassou o Vila Nova e é o atual nono colocado.
Já os adversários diretos também tiveram uma queda relevante. Dos dez primeiros colocados, apenas quatro times venceram nesta 31ª rodada. Além do CRB, Mirassol, Atlético-GO e Criciúma, também conquistaram os três pontos. Já entre os times do G4, nenhum venceu. Juventude e Guarani empataram, enquanto o Vitória perdeu. O Sport ainda joga na rodada.
Na porcentagem, quem teve um decréscimo maior foi o Guarani. Na rodada passada, o Bugre tinha 65,3% de chance de subir. Hoje, possui 48,7%. Já o Atlético-GO teve um crescimento considerável e possui 45,6% de chances de acesso.
Dentre os dez melhores times, o Vila Nova é quem possui a pior situação. Com os mesmos 48 pontos do Galo, os goianos possuem apenas 2,6% de chance de subir.
O equilíbrio na briga pelo acesso é grande, tanto que três times do G4, atualmente, possuem 54 pontos. O Vitória, ainda líder, tem 58. Na próxima rodada, há mais dois confrontos diretos que podem tirar pontos de times do Top 10: Juventude x Sport e Vitória x Guarani. Os outros seis envolvidos enfrentam times que estão na segunda página da tabela.
Chances de acesso após a 31ª rodada:
Vitória – 92,1%
Juventude – 66,1%
Sport – 60,5% (ainda joga na rodada)
Guarani – 48,7%
Atlético-GO – 45,6%
Novorizontino – 45,3%
Criciúma – 20,2%
Mirassol – 9,9%
CRB – 8,8%
Vila Nova – 2,6%
Fonte: Gazetaweb