Paulo Dantas assina decreto que zera impostos para absorventes íntimos

Em solenidade que contou com a presença da deputada federal por São Paulo, Tábata Amaral, e do prefeito de Recife, João Campos, o governador Paulo Dantas assinou o decreto que zera os impostos de itens de higiene feminina para compras públicas, em especial absorventes íntimos, coletores, tampões, entre outros. A ação visa combater a pobreza menstrual, reduzindo os custos para a aquisição desses itens por órgãos públicos federais, estaduais e municipais, facilitando o acesso dos produtos para mulheres de baixa renda.

 

O encontro antecedeu a homenagem à memória do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que nesta segunda-feira se tornou cidadão alagoano. De acordo com o governador Paulo Dantas, com o decreto os órgãos da administração pública poderão adquirir os produtos com 25% a menos a partir de agora, gerando uma economia significativa nos custos, como também possibilitando a ampliação de programas de combate à pobreza menstrual.

 

Paulo destacou que em Alagoas já é realizado o programa “Meu Ciclo na Escola”, de autoria da deputada estadual Cibele Moura, onde o Governo do Estado distribui para estudantes da rede estadual kits de higiene íntima. A ação foi inspirada no Projeto de Lei da deputada Tábata Amaral, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2021.

 

“Nossa missão é garantir que nenhuma mulher tenha que escolher entre produtos de higiene pessoal e outras necessidades básicas. A menstruação é uma parte natural da vida, e ninguém deveria sofrer com a falta de acesso a produtos adequados. A igualdade de direitos e oportunidades entre pobres e ricos era uma bandeira defendida por Eduardo Campos”, disse. O pernambucano faleceu em 2014 vítima de um acidente aéreo em São Paulo.

 

A deputada Tábata Amaral enalteceu a ação do Governo de Alagoas por promover a dignidade menstrual para as jovens alagoanas e por ver que o Estado tem dado atenção especial às causas importantes e sensíveis da sociedade. “Estou muito feliz em que a política de combate à pobreza menstrual em Alagoas alcança outros patamares e até inspira outros estados brasileiros. Que o filho do rico e do pobre tenha as mesmas oportunidades, o que era o sonho de Eduardo Campos. Estou entusiasmada e feliz, pois temos muito trabalho para fazermos juntos”, elogiou.

 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

O prefeito de Recife, João Campos, enfatizou o fato de Alagoas e Pernambuco, e os demais estados do Nordeste estarem impulsionando o desenvolvimento do Brasil, e destacou que no passado os estados eram um só, e essa ligação se fortaleceu ao longo dos anos e que com a união de esforços é possível construir um futuro melhor para o país.

 

“Somos estados irmãos e sempre caminhamos juntos em grandes lutas pelo nosso Brasil. Eu tenho certeza que onde meu pai estiver, ele está muito feliz e que bom que o Nordeste está valorizando o Nordeste. A gente precisa disso sempre e a gente nunca pode admitir nenhuma divisão entre a gente porque ainda tem muita coisa para superar e para enfrentar e a gente tem que dar esse grito não só para Pernambuco e para Alagoas, mas pelo Nordeste inteiro”, enfatizou João.

 

Também prestigiaram o encontro a primeira-dama Marina Dantas, o deputado federal por Pernambuco, Pedro Campos, a viúva e o filho mais novo de Eduardo Campos, Renata Campos e Miguel Campos, o deputado federal Rafael Brito, a deputada estadual Cibele Moura, o deputado Inácio Loiola, as secretárias Paula Dantas (Primeira Infância), Roseane Vasconcelos (Educação), Caroline Balbino (Relações Internacionais), Melina Freitas (Cultura), Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos), Bárbara Braga (Turismo) e Kátia Born (Desenvolvimento Social); os secretários Joaldo Cavalcante (Comunicação) e Silvio Bulhões (Ciência e Tecnologia), o prefeito de Piranhas, Thiago Freitas, e o prefeito de Major Isidoro, Theobaldo Cintra.

 

 

 

por Rafael Maynart/ Agência Alagoas

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
OparaNews
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.