Reconstruído: Posto de saúde Dr. Alcides Andrade beneficia 5 mil moradores de Penedo

Fechada desde 2017, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Alcides dos Santos Andrade foi devolvida à população de Penedo pelo Prefeito Ronaldo Lopes nesta quinta-feira, 11.

 

O gestor do município que aplicou o maior volume de recursos próprios em saúde pública entre as prefeituras de Alagoas, no ano passado, investiu R$ 1.346.271,41 na recuperação da unidade que atende cinco mil pessoas da cidade – Campo Redondo, bairro Santa Isabel (Cacimbinhas), Loteamento Jardim América – e da zona rural, as famílias do Assentamento Novo Horizonte.

 

Ronaldo Lopes frisou que praticamente dobrou o percentual mínimo exigido por lei (15%), injetando 29,8% nas ações da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), totalizando R$ 34.519.829,22, um recorde nos últimos dez anos.

 

“Essa é a diferença entre uma gestão feita por filhos de Penedo e por quem não tem compromisso com a cidade”, afirmou Ronaldo Lopes, acrescentando que o anexo do chamado ‘posto do Sesi’ continuará funcionando no Santa Isabel, atendendo idosos.

 

A Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, fez um breve histórico do processo iniciado por Guilherme Lopes, ex-gestor da SEMS e atual secretário executivo da Sesau Alagoas. “E hoje nós estamos entregando um PSF totalmente estruturado, digno, e eu tenho certeza que nossa equipe atenderá a população da melhor forma, nas melhores condições possíveis”, disse ela, pontuando o trabalho feito com apoio da gestão, de forma autônoma e técnica.

 

O resultado de um ano de trabalho na Secretaria de Saúde de Penedo é incontestável. “Nós dobramos o investimento em saúde, o que nenhum outro município de Alagoas conseguiu fazer porque a gente tem um prefeito que dá condições de trabalho, de fazer saúde para a população com dignidade para os nossos profissionais”, acrescentou Wannina Mendonça, anunciando mais dois benefícios: o Expresso Sorriso (unidade móvel de saúde bucal) e uma van para transporte de pacientes que fazem hemodiálise.

A seriedade da gestão Crescendo Com Seu Povo também foi destacada por Alita Andrade, filha de Dr. Alcides. Bastante emocionada, a ex-vereadora e ex-secretária estadual de Cultura, recordou o relacionamento fraterno entre seu pai e Dr. Hélio Lopes, pai do prefeito.

 

As duas figuras públicas tinham a mesma formação profissional (médico), foram prefeitos de Penedo e exerceram mandato como deputado estadual. Adversários políticos, sempre mantiveram o respeito e a amizade ao longo da vida.

 

Neto do homenageado, o empresário Moacyr Andrade Filho falou sobre a retomada da prosperidade com um penedense à frente da administração, enaltecendo a capacidade técnica do engenheiro civil Ronaldo Lopes nas decisões relacionadas às obras.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Penedo, Messias da Filó, apontou a integração do trabalho entre as secretarias municipais nas ações do governo Ronaldo Lopes, destacando a pasta da Infraestrutura, e o papel fundamental do poder legislativo para o desenvolvimento do município.

 

“Nenhuma obra e nenhum outro benefício para a população estaria acontecendo em Penedo se a Câmara não aprovasse e a nossa bancada tem dado sustentação aos trabalhos”, afirmou Messias da Filó sobre os avanços que não acontecem por acaso, conforme frisou.

Para o representante do governador Paulo Dantas na solenidade de entrega da USF Dr. Alcides Andrade, “gestão não se faz com tapinha nas costas, gestão se faz com resultados”, afirmou Guilherme Lopes.

 

“Esse prédio que tem o nome de um dos maiores políticos e médicos, não só de Penedo, mas do estado de Alagoas, estava fechado desde 2017 e não merecia estar daquele jeito. E aí a gente trouxe um engenheiro especialista em estrutura e ele disse que esse prédio não está condenado, vocês podem restaurar”, recordou o então secretário de saúde de Penedo sobre os primeiros passos da ação concluída com sucesso.

 

 

 

 

por Fernando Vinícius – Secom PMP

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo