ONU alerta para uso de armas nucleares na guerra: “De arrepiar ossos”

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um alerta para o possível uso de armas nucleares na guerra da Ucrânia. A entidade acusa a Rússia de “aumentar o nível de alerta” para forças nucleares. Nesta segunda-feira (14/3), o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, classificou o movimento russo como um “desenvolvimento de arrepiar os ossos”.

Guterres foi categórico. “A perspectiva de um conflito nuclear, antes impensável, agora está de volta ao campo da possibilidade”, acrescentou. Ele voltou a defender um cessar-fogo e pediu uma solução diplomática e pacífica para o conflito no Leste Europeu, iniciado em 24 de fevereiro. “É hora de parar o horror desencadeado sobre o povo da Ucrânia e seguir o caminho da diplomacia e da paz”, frisou Guterres.

Cessar-fogo – Terminou sem consenso mais uma reunião entre russos e ucranianos. A negociação de um cessar-fogo será retomada na terça-feira. O encontro acabou com uma “pausa técnica”. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou, três dias após a invasão, que militares colocassem as forças nucleares do país em “regime especial de alerta”. Hoje, a Rússia tem cerca de 6 mil armas nucleares, segundo Hans Kristensen, diretor do Projeto de Informação Nuclear da Federação de Cientistas Americanos. Após a ordem do presidente russo, a comunidade internacional rapidamente iniciou uma reação. Órgãos de segurança dos Estados Unidos dizem monitorar a situação.

Ataques – Sirenes antiataque foram acionadas em Kiev, capital e coração do poder na Ucrânia, e Lviv, uma das maiores cidades do país. O 19º dia de guerra teve uma escalada nos bombardeios, que tiveram início em 24 de fevereiro. Já é noite na Ucrânia — o fuso horário é de cinco horas. Em Kiev, por exemplo, o toque de recolher proíbe a circulação de pessoas. Quando as sirenes são ligadas, o risco de ataque é extremo. A recomendação é para que as pessoas se abriguem em bunkers ou espaços subterrâneos, como porões.

 

Fonte: Meteoro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo