Mithra: qual a sua história?
Neste conteúdo você vai descobrir qual a história do deus Mithra, o que foi o Mitraísmo e muito mais. Continue lendo para saber mais!
Durante o Império Romano, existiu uma religião originada do deus Mithra. Atualmente, a religião ainda desperta a curiosidade, visto que na época em que estava em ascensão, ela tinha muita força.
Existem poucas referências quando o assunto é o Mitraísmo. Atualmente, tudo o que restou da religião em questão, foram estátuas, templos e algumas referências feitas por autores.
Por isso, para entendermos sobre o deus Mithra e o Mitraísmo, é necessário analisar os pequenos rastros deixados para trás. Neste conteúdo você vai entender quem foi o deus Mithra, sua origem, o que foi o Mitraísmo e muito mais. Continue lendo para conferir!
Quem foi o deus Mithra?
Segundo a mitologia, Mithra salvou a humanidade quando fez sair água de um rochedo. Também foi Mithra que sacrificou o touro cósmico e usou seu sêmen para fazer surgir animais e plantas, e do seu sangue fez nascer trigo.
Mithra foi o responsável pela criação do mundo e com ele haviam outros deuses. Esses deuses eram Cautes e Cautopates. Um segurava uma tocha para baixo e a outra para cima. Suas tochas para cima e para baixo representavam equilíbrio entre os diferentes, e harmonia na vida.
Qual a origem do deus Mithra?
Na Mitologia, Mithra nasceu por meio de uma rocha que estava coberta por algumas folhas. O Deus Mithra já nasceu com um punhal e uma tocha em suas mãos durante uma seca que afetou toda a humanidade. O Deus Mithra tem uma história de origem bem diferente dos padrões dos Deuses Gregos
Qual a história do deus Mithra?
Mithra é uma divindade Persa conhecida pelos Gregos através dos feitos de Alexandre, o Grande. Ele foi associado aos deus Hélios, que é o Deus do sol.
Na opinião dos Helenos, Mithra na verdade era um nome para o mesmo deus e assim os levaram para as cidades da Grécia e depois para Roma. Já em Roma, Mithra ficou conhecido muito mais que apenas Deus do Sol, mas também como elemento militar, visto que o mesmo possui caráter de proteção e combate ao mal.
Assim, o culto Mithra começou a ser realizado por generais e soldados Romanos fazendo até mesmo sacrifícios em seu nome.
O que foi o Mitraísmo?
O Mitraísmo surgiu a partir do culto Mithra feio pelos Romanos. A religião cultua ao deus Sol como sua principal divindade.
O mitraísmo não é o tipo de religião que possui apenas um deus, isso significa que as demais divindades Romanas não deixaram de ser cultuadas. A única mudança foi que Mithra passou a ser o deus mais importante de todos eles.
O mitraísmo começou a se espalhar muito rápido na cultura Romana. Quanto mais eles conquistavam territórios e Roma aumentava seu poder pelas regiões, mais o Mitraísmo se espalhava e ganhava seguidores.
Como Mithra é descrito na mitologia?
Mithra era descrito como juiz das almas, ele defendia a verdade da mentira e da falsidade além de ser um bom pastor, um redentor. Ele era visto como a Verdade e Luz. Por isso, ele se tornou o principal deus da religião que seria o Mitraísmo que se espalhou cada vez mais durante o Império Romano.
Mesmo que atualmente não existam tantas referências sobre o culto, foram deixadas diversas pistas do que um dia foi considerada uma grande religião. Naquele período as pessoas buscavam por algo para depositar fé e o deus Mithra sem dúvida foi um dos deuses mais adorados da época.
Com o texto podemos ver a importância do deus Mithra para as pessoas da época e como ele se tornou tão importante, também vimos qual foi sua origem. Por isso, se você gostou do texto, compartilhe com seus amigos.