O que é o marketing B2B?
Quer saber o que é marketing B2B e qual a diferença entre ele e o marketing convencional? Confira tudo que você precisa saber neste artigo!
Se você deseja saber exatamente o que é marketing B2B, está no lugar certo! O mercado das empresas dessa modalidade de vendas está em ascensão, então é crucial entender como funciona o marketing nesse meio. Acompanhe o artigo a seguir!
O que é o marketing B2B?
Para compreender o que é o marketing B2B, é fundamental entender o que é o marketing propriamente dito.
O Marketing é, de maneira resumida, um conjunto de estratégias e ações que visam atrair clientes para algum produto ou serviço, de maneira que as suas vendas aumentem. Para que isso aconteça, é essencial entender as necessidades do mercado e do seu público-alvo para montar estratégias que mostrem a sua marca — e aquilo que ela oferece — como a preenchedora dessa lacuna.
A diferença do marketing B2B para o tradicional B2C é que o foco não está no consumidor final, e sim em outra empresa, por isso a sigla é uma redução do termo Business to Business (B2B).
Isso acontece porque existem muitos negócios que precisam comprar de outras empresas antes de repassar seu produto final para o consumidor. Assim, o marketing B2B é aquele que visa captar essas empresas clientes, ou seja, o ponto diferencial está no direcionamento do público.
Para que serve o marketing B2B?
O marketing B2B tem como objetivo principal traçar estratégias assertivas, de modo que os seus clientes compreendam o valor dos seus serviços e produtos para as empresas que eles representam.
No conjunto dessas estratégias, são levados em consideração pontos como: persona, comunicação da marca, branding, necessidade dos serviços, região de operação de empresas clientes, entre outros.
Assim, o foco é atrair essas empresas através de um funil e, com as devidas negociações e jornadas de vendas, estabelecer parcerias duradouras entre a sua empresa e os seus clientes — agora devidamente fidelizados.
Qual profissional pode fazer marketing B2B?
O ideal é optar por profissionais especializados em estratégias — como a do Funil de Vendas, por exemplo — que possam contribuir na construção das suas ações de marketing B2B.
Nesse sentido, existem diversas agências, e até mesmo profissionais liberais, que contam com times capacitados para traçar estratégias de marketing assertivas e eficientes. Então, antes de mais nada, busque entender qual o processo de elaboração das estratégias daquela agência ou profissional que você está prestes a contratar.
Inclusive, é importante dizer que a contratação de uma empresa de marketing para a estratégia de divulgação do seu negócio já se caracteriza como uma relação B2B.
Diferença entre B2B e B2C
Apesar de terem pontos em comum, ambas modalidades B2B e B2C contam com algumas diferenças fundamentais, que influenciam diretamente no marketing B2B e no B2C. Confira a seguir algumas delas:
Público
Enquanto as empresas B2B falam com indústrias, instituições públicas, empresas e distribuidoras, as da modalidade B2C focam em indivíduos. Isso implica diretamente na comunicação, no tom da mensagem e na linguagem da marca. Os veículos de comunicação podem até ser os mesmos, mas a abordagem é completamente diferente.
A tomada de decisão
O processo da jornada de vendas é diferente entre ambas modalidades. Isso porque, na B2C, muitas vezes essa jornada tem uma curta duração, visto que o consumidor decide usando critérios de rápida avaliação, como: embalagem, preço e vontade de consumir — mesmo sem necessidade.
No B2B as ações são pensadas e calculadas friamente, todo o processo passa por uma análise criteriosa, o que pode levar tempo até a compra.
Valor e quantidade
Os serviços e produtos de empresas B2C tendem a ser mais baratos em termos monetários, mesmo que sejam produtos de um ticket médio mais alto. Aqui, geralmente, as compras são feitas de forma única ou com uma menor escala por pessoa, mas são realizadas por um número enorme de clientes.
Já o caso das empresas B2B é diferente, pois os preços costumam ser altos — tendo em vista que o produto ou serviço vendido trará lucros para o cliente. Além disso, o produto é vendido em maior quantidade, afinal de contas estamos falando de empresas e indústrias. Ainda assim, aqui a quantidade de clientes é menor quando comparada ao número de clientes de empresas B2C.
Relacionamento
Enquanto o relacionamento da empresa com o consumidor final (B2C) costuma ser mais próximo, “informal” e mais afetivo, o relacionamento de empresa para empresa (B2B) costuma ser mais formal, com o foco passando a ser a geração de valor apresentada e a relação custo-benefício.
Levando tudo isso em consideração, fica claro que o marketing B2B tem as suas particularidades e funções que precisam ser levadas em conta na hora de montar estratégias eficientes, afinal, esse é o objetivo das campanhas: gerar mais vendas.